Plano Estratégico para o Desenvolvimento Económico e Inovação de Águeda
- Viver
- Desenvolvimento Económico
- Plano Estratégico para o Desenvolvimento Económico e Inovação de Águeda
Discussão Pública do Plano Estratégico para o Desenvolvimento Económico e Inovação de Águeda
No seguimento da apresentação pública do Plano Estratégico para o Desenvolvimento Económico e Inovação de Águeda (PEDEIA), no dia 27 de abril de 2023, o plano apresentado ficará aberto a discussão pública até 18 de maio de 2023, podendo os interessados apresentar contributos por escrito para o endereço eletrónico presidente@cm-agueda.pt, mencionando no assunto: “Plano Estratégico para o Desenvolvimento Económico e Inovação de Águeda.”
Plano Estratégico para o Desenvolvimento Económico e Inovação de Águeda (PEDEIA) - Download
Sumário Executivo
Águeda é um município com grande dinamismo económico e industrial. O percurso traçado desde o final do século XIX, nos setores da metalomecânica, das duas rodas e das ferragens, permitiu atingir um elevado nível de especialização da economia, em particular nos segmentos do habitat e mobilidade.
Têm sido várias as ações implementadas pela autarquia com o objetivo de reforçar a capacidade de atração de investimento e fixação de empresas, tirando partido das condições endógenas existentes e de um tecido industrial diversificado. Contudo, volvidos vinte anos desde a elaboração do plano estratégico Águeda 2020 e após vários documentos e visões estratégicas setoriais, o executivo entendeu necessária a definição de um novo plano, setorial, que estabeleça uma abordagem estratégica e continuada, para o ecossistema de empreendedorismo e inovação de Águeda.
O Plano Estratégico para o Desenvolvimento Económico e Inovação de Águeda (PEDEIA) trata-se assim de um novo instrumento de planeamento estratégico, que tem em consideração os apoios e incentivos europeus, bem como os objetivos e metas a estes associados, por forma a otimizar o conjunto de oportunidades proporcionado pelos investimentos já protocolados e contribuir para o fortalecimento do tecido empresarial e industrial.
Deste modo, o PEDEIA encontra-se estruturado em torno de três eixos estratégicos, enquadrados no atual contexto comunitário – Águeda mais Inteligente, Águeda mais Conectada e Águeda mais Verde – e está dividido em três partes – diagnóstico, plano estratégico e proposta de reestruturação dos serviços municipais na área do desenvolvimento económico.
A primeira parte, que resultou de um processo participado pelo tecido empresarial e pelos principais atores e agentes locais, contém uma compreensão profunda do trajeto percorrido pelo município, identifica vantagens competitivas, bem como os principais constrangimentos ao desenvolvimento da atividade económica. Numa vertente prospetiva, é enfatizada a preponderância da inovação e da tecnologia na competitividade das empresas e a crescente importância da responsabilidade social e ambiental.
A partir dos resultados obtidos na fase de diagnóstico foi elaborado um plano de ação, que inclui um conjunto de propostas que têm como objetivo reforçar a capacidade da autarquia na resposta aos principais desafios identificados. Na sua generalidade, estas ações propõem a centralização e otimização da prestação de serviços municipais na área do desenvolvimento económico, a partir de medidas que permitam consolidar as relações entre a autarquia e os principais atores e agentes económicos, e que visam o reforço do dinamismo e competitividade do território.
Para a concretização do plano de ação e, mediante as opções que vierem a ser tomadas, foi desenvolvido um plano de reestruturação dos serviços municipais, no qual são apresentados três cenários alternativos enquadrados na estrutura organizacional interna da autarquia.
O conjunto de propostas e recomendações apresentados neste plano pretendem, assim, melhorar a eficiência e eficácia da autarquia na abordagem ao tecido económico, conciliando o desenvolvimento económico do território com as políticas sociais e compromissos ambientais.