Educação para o Ambiente e o Desenvolvimento Sustentável
-
Viver
-
Ambiente e Sustentabilidade
-
Sustentabilidade
- Educação para o Ambiente e o Desenvolvimento Sustentável
A educação para o desenvolvimento sustentável permite a todo ser humano adquirir conhecimento, habilidades, atitudes e valores necessários para formar um futuro sustentável, promove competências como pensamento crítico, reflexão sobre cenários futuros e tomadas de decisão de forma colaborativa (UNESCO).
A educação para o futuro (e presente) sustentável significa incluir questões-chave sobre o desenvolvimento sustentável no quotidiano dos cidadãos, mas também no ensino e na aprendizagem ao longo da vida, por exemplo temas como as alterações climáticas, redução de riscos de desastres, biodiversidade, cidadania, consumo sustentável, resíduos, energia e água são apenas alguns dos muitos que se podem abordar e trabalhar.
Também requer métodos participativos de ensino, aprendizagem e comunicação para motivar e capacitar alunos e demais comunidade a mudar os seus comportamentos e tomar uma atitude em favor do desenvolvimento sustentável. Do plano à ação… do local ao global!
A Câmara Municipal de Águeda tem promovido um conjunto de ações junto da comunidade em particular: escolas, empresas, IPSS, juntas de freguesia. Algumas destas ações de sensibilização e mobilização para a ação passam por projetos específicos com a comunidade escolar como o projeto Escolas Sustentáveis e o Eco-escolas, ou por ações como:
- Comemoração de dias/semanas temáticas/Efemérides;
- Dia da Terra (22 de abril)
- Dia da Energia
- Dia Internacional das Zonas Húmidas
- Dia da Biodiversidade
- Hora do Planeta
- Semana do Ambiente e da Sustentabilidade
- Semana Europeia da Prevenção dos Resíduos
- Semana Europeia da Mobilidade
- Ações de Sensibilização e formação;
- Ateliers temáticos;
- Palestras/Workshop;
- Visitas de Estudo;
- Exposições;
- Entre outras atividades.