Plano Municipal de Resíduos
- Viver
- Ambiente e Sustentabilidade
- Água, Saneamento e Resíduos
- Resíduos
- Plano Municipal de Resíduos
A gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) nos concelhos portugueses é efetuado por entidades, públicas e/ou privadas, responsáveis por toda a recolha, transporte, seleção, tratamento e deposição final.
Atualmente existem 23 sistemas de Gestão de Resíduos Urbanos cobrindo a totalidade do território continental, sendo 12 Multimunicipais e 11 Intermunicipais. Cada um destes Sistemas possui infraestruturas para assegurar um destino final adequado para os RSU produzidos na área respetiva.
O Município de Águeda pertence ao Sistema Multimunicipal de Tratamento e Valorização de Resíduos Sólidos Urbanos do Litoral Centro, gerido pela ERSUC, que integra uma área geográfica correspondente a 36 municípios. A gestão dos RSU no concelho é da responsabilidade da Câmara Municipal de Águeda. Esta efetua grande parte da recolha indiferenciada (acondicionamento e transporte), incluindo monos, até ao Aterro Sanitário de Aveiro.
A restante recolha indiferenciada e transporte, e toda a recolha de diferenciáveis no Concelho foi, até à data, efetuada pela empresa ERSUC, entidade exploradora do Aterro Sanitário de Aveiro, responsável pelo destino final da totalidade dos resíduos do Concelho de Águeda, quer seja confinamento em aterro sanitário, quer seja valorização (reciclagem ou reutilização).
Recentemente (2022), esta recolha no município de Águeda foi adjudicada à empresa LusÁgua – Serviços Ambientais S.A..
Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos – PERSU 2030 – Aceda aqui
Plano Nacional de Gestão de Resíduos 2030 – Aceda aqui