Recicláveis
Recicláveis
A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, adotada por todos os Estados-Membros das Nações Unidas em 2015, e que entrou oficialmente em vigor em 2016, define as prioridades e aspirações do desenvolvimento sustentável global para 2030 e procura mobilizar esforços globais à volta de um conjunto de objetivos e metas comuns.
Foram definidos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que definem as prioridades e aspirações globais para 2030 em áreas que afetam a qualidade de vida de todos os cidadãos do mundo e daqueles que ainda estão para vir.
Na área da gestão de resíduos, ao nível local, contribui-se para o cumprimento os seguintes :
ODS | Descrição |
---|---|
|
Objetivo 11 - Tornar as cidades e comunidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis Construir cidades e sociedades sustentáveis em todo o mundo. Garantir o acesso de todos a uma habitação adequada, segura e acessível. Aumentar a capacidade de planeamento e gestão integrados e sustentáveis de aglomerados humanos. Reduzir o impacto ambiental adverso das cidades, prestando atenção especial à qualidade do ar e à gestão de resíduos. |
|
Objetivo 12 - Garantir padrões de consumo e de produção sustentáveis Reduzir o desperdício global de alimentos na produção e consumidor. Alcançar a gestão ambientalmente saudável de produtos químicos ao longo de seu ciclo de vida. Reduzir substancialmente a geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reutilização. |
Deposição e Recolha Seletiva
Para efeitos de deposição seletiva, são de considerar os ECOPONTOS - baterias de contentores destinadas a receber frações valorizáveis de resíduos urbanos.
O que é um Ecoponto?
É um conjunto de contentores, de cores diferentes, colocados em lugares públicos, onde podem ser colocados, separadamente, diversos materiais.
Em 2023, o concelho dispõe de 259 ecopontos e 34 vidrões isolados, o que se traduz numa capitação de 1 ecoponto/ 450 habitantes (a União Europeia estabelece como meta 1 ecoponto/500 habitantes).
Para além dos 3 contentores “normais” (azul, amarelo e verde), existem ainda outros contentores dedicados a outros fluxos específicos de recicláveis, como sejam os pilhões, oleões, eletrões/depositrões ou mesmo os roupões.
Nos ecopontos devem ser colocadas:
CONTENTOR AMARELO – EMBALÃO: Embalagens de plástico e metal - latas de bebidas, latas de conserva, aerossóis, tabuleiros de alumínio, garrafas, garrafões e frascos de plástico, embalagens de plástico, sacos de plástico e esferovite limpa.
CONTENTOR AZUL – PAPELÃO: Jornais, revistas, papel de escrita e impressão e embalagens de papel e cartão.
CONTENTOR VERDE – VIDRÃO: Garrafas, frascos e boiões de vidro.
CONTENTOR VERMELHO PEQUENO – PILHÃO: Todo o tipo de pilhas.
OLEÃO: Óleos alimentares usados em garrafas de plástico devidamente fechadas
ELETRÃO / DEPOSITRÃO: Pequenos aparelhos elétricos e eletrónicos.
ROUPÃO: Roupas, calçado e marroquinaria.
Nota importante:
Antes de colocadas no ecoponto, as embalagens devem ser sempre bem escorridas e espalmadas para reduzir o espaço que ocupam quer em casa quer no ecoponto - não há necessidade de serem lavadas, apenas escorridas, evitando o gasto desnecessário de água.
Recolha Seletiva – Indicadores
https://i4c.cm-agueda.pt/i4c/home/reportdetail/2/4
Algumas dicas:
- Use sacos para guardar os resíduos e não se esqueça de os atar antes de os pôr no contentor;
- Em novas aquisições de bens, privilegie a indicação de reciclado, reciclável e, idealmente, constituído por um só tipo de material, ou de materiais fáceis de separar – bens multi-matéria, mesmo que encaminhados para reciclagem, são difíceis de separar nos seus componentes, tendendo a terminar para aterro;
- Quando colocar os resíduos no contentor tenha sempre o cuidado de o deixar fechado;
- Separe os resíduos: vidro no vidrão, papel no papelão, embalagens de metal e plástico no embalão, pilhas no pilhão, óleos alimentares usados nos oleões, têxteis nos roupões - contentores de roupa, calçado e marroquinaria;
- Não deite o lixo no chão, use as papeleiras;
- Se tiver eletrodomésticos, móveis e outros resíduos de grande dimensão de que se queira desfazer, ligue para o Número Verde: 800 203 197. Se for substituir por novos, certifique-se que a empresa vendedora recebe e valoriza os artigos a substituir, sobretudo os eletrodomésticos.
- Se tiver dúvidas sobre o melhor encaminhamento a dar aos seus resíduos, consulte a WASTE APP
Informações Gerais
Em caso de dúvidas ou esclarecimentos, contacte a Câmara Municipal através do telefone 234 610 070 ou do endereço eletrónico residuos@cm-agueda.pt.