Biodiversidade e Conservação da Natureza
-
Viver
-
Ambiente e Sustentabilidade
-
Ambiente
- Biodiversidade e Conservação da Natureza
A palavra Biodiversity surge no ano 1986, em Inglaterra, no âmbito de uma conferência relacionada com a temática da biologia da conservação e diversidade biológica.
Foi a partir da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio ambiente e Desenvolvimento de Rio de Janeiro em 1992, mais frequentemente referido como Rio 92, que o conceito de biodiversidade foi introduzido no imaginário coletivo.
Entende-se biodiversidade, ou diversidade biológica, de uma região ou localidade como conjunto de seres vivos, assim como o “pool” ou património genético, que ocorrem nessa mesma área, num determinado espaço temporal.
À par do número de espécies existentes, que poderá servir como um possível parâmetro de referência para avaliar o valor da biodiversidade presente, existem outras considerações que podem ser tecidas e tidas em conta para avaliar o valor intrínseco da biocenose presente numa determinada área. Nesta perspetiva, ganha relevância a conservação dos endemismos e populações autóctones, dos habitats e ecossistemas.
O concelho de Águeda apresenta características únicas e peculiares que contribuem para a ocorrência de uma rica biodiversidade quer em termos qualitativos, quer quantitativos.
No âmbito da revisão do Plano Diretor Municipal de Águeda, foram realizados estudos que permitiram a caracterização do sistema biofísico concelhio, com detalhe para a pormenorização, descrição, e numa abordagem mais alargada a listagem, das espécies de diversos grupos que ocorrem no concelho.
Assim, e para conhecer com mais detalhe recomenda-se a consulta:
A expressividade da diversidade biológica em Águeda é evidenciada na classificação de cerca de 11% do território como REDE NATURA 2000, incluindo um Sítio RAMSAR.