Atividades de Gestão Ambiental da Câmara Municipal de Águeda
- Viver
- Ambiente e Sustentabilidade
- Sustentabilidade
- Atividades de Gestão Ambiental da Câmara Municipal de Águeda
A Câmara Municipal de Águeda tem desenvolvido diversas atividades que melhoram as condições ambientais e sociais, promovendo e acompanhando a criação e implementação de projetos e medidas que conduzem ao desenvolvimento sustentável do concelho.
A gestão sustentável dos recursos naturais é a única forma de garantir que as “gerações atuais satisfazem as suas necessidades, sem colocar em risco a satisfação das necessidades das gerações vindouras”.
O aumento da sensibilidade dos cidadãos (Aguedenses e não só) para as questões da preservação ambiental, conservação da natureza e biodiversidade, participação cidadã, eficiência energética, mobilidade, são evidências dos projetos e iniciativas que a Autarquia tem promovido nesta matéria.
Águeda compreende o seu papel na gestão ambiental municipal, bem como a sua própria responsabilidade ambiental, desenvolvendo desta forma um conjunto de ações pertinentes e esforços que se estendem da educação ambiental à inovação tecnológica, passando pelo sistema de gestão de resíduos e a limpeza das ruas e sarjetas, pela criação e manutenção de espaços verdes, ações de remoção de espécies exóticas e infestantes, fomento da biodiversidade e interpretação da natureza, implementação de medidas de gestão e eficiência energética, prevenção e combate a incêndios, prevenção das alterações climáticas, redução as emissões de CO2, entre muitas mais.
Com o projeto da Agenda 21 Local de Águeda pretendeu-se trazer algo de novo ao município, interligando os diferentes projetos e ações e trabalhando com todos na procura de uma melhor de qualidade de vida dos cidadãos.
Pretende-se envolver os cidadãos de Águeda para o processo de decisão mas também para a realização e implementação das ações no terreno, distribuindo melhor os recursos.
Procura-se que todos façam mais com menos e sempre em torno de um grande objetivo – a melhoria ambiental, social e económica de Águeda.
A participação ativa e o acompanhamento do processo Águeda 21 por parte de todas as instituições e cidadãos é uma condição necessária para o seu êxito e para a sua aplicação futura.
O trabalho desenvolvido e as metas a atingir passam pela consciencialização dos valores e princípios do desenvolvimento sustentável, num processo participativo.
A existência de cidadãos pró-ativos e ambientalmente responsáveis é um dos pilares essenciais da sustentabilidade e do desenvolvimento dos territórios!
Relatório Sustentabilidade
Com o Relatório de Sustentabilidade da Câmara Municipal de Águeda, pretende-se constituir mais um marco de diferenciação no seu procedimento, desenvolvendo um mecanismo adicional de transparência e sustentabilidade municipal.
Este relatório apresenta as condições da gestão sustentável, compreendendo as principais atividades desenvolvidas nas suas infra-estruturas e equipamentos e em toda a comunidade aguedense.
Enquadrado nesta temática podemos acompanhar a monitorização de diversos parâmetros de sustentabilidade municipal, com particular enfoque no Plano de Ação para a Energia Sustentável do Município.
Este relatório de sustentabilidade é, desta forma, elaborado periodicamente como relatório de monitorização dado ter de considerar considerando as premissas e orientações europeias (e nacionais) na matéria, permitindo a análise e ponderação do desenvolvimento e implementação das ações previstas.
Adicionalmente, e todos os anos, o município de Águeda sujeita a sua ação à avaliação de critérios e indicadores estabelecidos no âmbito do programa ECOXXI (21 indicadores e 54 subindicarores).
Nos últimos dois anos a avaliação do município tem ficado acima dos 80% (2015/2016 = 81%), evidenciando o extenso trabalho que Águeda desenvolve em prol da sustentabilidade do seu território.