Resíduos Sólidos Urbanos
- Viver
- Ambiente e Sustentabilidade
- Água, Saneamento e Resíduos
- Resíduos
- Resíduos Sólidos Urbanos
Resíduos
“Qualquer substância ou objecto de que o detentor se desfaz ou tem obrigação de se desfazer, por força das disposições nacionais em vigor.” – Directiva 75/442/CEE “Co-produtos que não podemos, não queremos ou não sabemos utilizar num determinado momento e local, mas que, noutras circunstâncias poderiam ser utilizados.” – Oliveira.
Lixo vs Resíduos
- Juntem-no e temos lixo ... Separem-no e temos resíduos.
Resíduos Sólidos Urbanos
A Câmara Municipal de Águeda, define o Sistema Municipal para as operações de recolha, transporte, armazenagem, tratamento, valorização e destino final dos resíduos urbanos produzidos na área do município de Águeda.
O Sistema Municipal de Resíduos Urbanos é o conjunto de obras de construção civil, equipamentos, viaturas, recipientes e bem assim os recursos humanos, institucionais e financeiros necessários a assegurar em condições de segurança e eficiência, a eliminação de resíduos urbanos.
Define-se Gestão do Sistema de Resíduos Sólidos como o conjunto das actividades de carácter técnico, administrativo e financeiro necessárias à deposição, recolha, transporte, tratamento, valorização e eliminação dos resíduos, incluindo o planeamento e a fiscalização dessas operações, bem como a monitorização dos locais de destino final, depois de se proceder ao seu encerramento.
O que são RSU?
Consideram-se resíduos urbanos os resíduos domésticos ou outros resíduos semelhantes, em razão da sua natureza ou composição, nomeadamente os provenientes do setor de serviços ou de estabelecimentos comerciais ou industriais e de unidades prestadoras de cuidados de saúde, desde que, em qualquer dos casos, a produção diária não exceda 1.100 litros por produtor, de acordo com a alínea d) do artigo 3.º do Decreto-Lei n.º 239/97, de 9 de setembro.
Dos dados disponibilizados pela APA – Agência Portuguesa do Ambiente, estima-se que em Portugal, no ano de 2021, a capitação média de RSU foi de 1,138 kg/hab/dia, num total de 511 kh/hab/ano.
No concelho de Águeda, em 2022, foram produzidos 1,14 kg/hab/dia – 415 kg/hab/ano de RSU, um pouco abaixo produção nacional, num total de 415 kg/hab/ano. Destes, 369 kg/hab/ano foram recolhidos de forma indiferenciada e 46 kg/hab/ano de forma seletiva.
Sistema de Resíduos Sólidos Urbanos
O sistema de resíduos urbanos engloba, no todo ou em parte, as seguintes componentes técnicas:
1. Produção;
2. Remoção:
2.1. Deposição;
2.2. Deposição selectiva;
2.3. Recolha;
2.4. Recolha selectiva;
2.5. Transporte.
3. Armazenagem;
4. Estação de Transferência;
5. Valorização ou Recuperação;
6. Tratamento;
7. Reutilização;
8. Eliminação;
9. Estação de triagem.
Deposição de RSU
Os resíduos urbanos devem ser convenientemente acondicionados em sacos bem fechados, permitindo a deposição adequada nos contentores por forma a evitar o seu espalhamento na via pública.
Para a deposição de resíduos urbanos, a Câmara Municipal de Águeda põe à disposição dos munícipes os seguintes tipos de recipientes:
- Papeleiras e contentores normalizados, destinados a deposição de desperdícios produzidos na via pública e outros materiais que resultem da limpeza urbana;
- Contentores de 800 litros de capacidade, colocados na via pública para uso geral nos termos da deposição de resíduos urbanos domésticos;
- Outros recipientes que a Câmara Municipal de Águeda vier a adotar para recolhas especiais, designadamente para os dejetos caninos.
Recolha e Transporte de RSU
O Município de Águeda encontra-se servido em toda a sua área geográfica com um sistema de recolha de resíduos sólidos urbanos. Nas localidades de maior incidência urbana a frequência de recolha dos resíduos indiferenciados é diária. Fora daqueles perímetros a recolha varia entre um e três dia por semana.
Após a recolha os resíduos são transportados em viaturas próprias devidamente identificadas e equipadas com caixas compactadores para o destino final:
- Tratamento e Valorização de Resíduos - Aceda aqui
- Unidade de Tratamento Mecânico e Biológico - Aceda aqui
Recolha e Transporte de "Monos"
Resíduos domésticos volumosos (monstros ou monos) são objetos volumosos provenientes ou não de habitações que, pela sua dimensão, volume, forma ou peso, não possam ser recolhidos pelos meios normais de remoção.
A remoção dos RSU de grandes dimensões, denominados monos ou monstros, é realizada por solicitação, por telefone, para o NÚMERO VERDE: 800 203 197.
Os serviços municipais deslocam-se ao domicílio, acordando previamente o dia da prestação do serviço, sem hora agendada – devem os monos serem depositados junto à morada, na via pública, no dia agendado a partir das 08h00 da manhã (recolha entre as 08h00 e as 20h00).
O serviço é gratuito.
Tarifário dos Resíduos Sólidos Urbanos
Tarifário dos Resíduos Sólidos Urbanos no Concelho de Águeda - Aceda aqui
Legislação - Aceda aqui
Regulamento de Resíduos Sólidos do Município de Águeda (Código Regulamentar - Parte B1) - Aceda aqui
Contributo para cumprimento dos ODS – OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: Objetivo 12 - Garantir padrões de consumo e de produção sustentáveis – Aceda aqui
Informações Gerais
Em caso de dúvidas ou esclarecimentos, contacte a Câmara Municipal através do telefone 234 610 070 ou do endereço eletrónico residuos@cm-agueda.pt.