-
Viver
-
Espaço Informativo
-
Comunicação
-
Notícias Águeda
- Águeda recebe evento nacional de Jovens Repórteres para o Ambiente
Seminário JRA 2026 afirma Águeda como palco nacional do jornalismo ambiental e reforça papel de Águeda como Cidade Verde e território de inovação ambiental
“Façam um mundo melhor”. Foi com esta mensagem, inspirada numa das reportagens produzidas durante o encontro, que se encerrou o Seminário Nacional JRA 2026 – Jovens Repórteres para o Ambiente, que decorreu durante três dias (sexta-feira, sábado e domingo) em Águeda, deixando um apelo claro à ação e à responsabilidade coletiva na construção de um futuro mais sustentável.
Esta iniciativa mobilizou cerca de 120 alunos e professores de todo o país, promovendo o jornalismo ambiental e a sustentabilidade. Durante três dias intensos, os jovens assumiram o papel de comunicadores das causas ambientais, dando voz às boas práticas que fazem a diferença no território.
O seminário integrou o programa de atividades que o Município de Águeda está a dinamizar ao longo de 2026, ano em que detém o título de European Green Leaf, distinção atribuída pela Comissão Europeia às cidades europeias de média dimensão que demonstram liderança em políticas ambientais, forte envolvimento comunitário e resultados concretos na transição ecológica.
Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Águeda, sublinhou a importância de acolher esta iniciativa de âmbito nacional, destacando o contributo das novas gerações para a construção de soluções inovadoras. “Estamos habituados a olhar para as mesmas coisas da mesma maneira. Contamos convosco para nos trazerem um olhar diferente, com a vossa máquina e com a vossa mente”, afirmou, incentivando os jovens a exercerem o seu pensamento crítico e criativo.
O Vice-Presidente da Câmara de Águeda reforçou ainda que o reconhecimento de Águeda como Cidade Verde resulta de um percurso consolidado. “Este título é consequência de um trabalho que tem vindo a ser desenvolvido ao longo do tempo, graças ao empenho de uma equipa dedicada e ao envolvimento da comunidade”, declarou, sublinhando que o Município pretende continuar a evoluir.
“Queremos ser desafiados. Precisamos das vossas ideias para fazermos coisas diferentes”, disse Edson Santos em tom de incentivo aos participantes deste seminário.
Dirigindo-se aos professores e parceiros, deixou também uma palavra de agradecimento pelo empenho na formação cívica e ambiental dos jovens, reforçando a importância da cooperação e da partilha de boas práticas, inclusive com outras comunidades.
O evento contou com as intervenções de Francisco Teixeira, da Agência Portuguesa do Ambiente; Mário Jorge Rodrigues, Diretor da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda; José Archer, Presidente da Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação; e Ana Batista, Vice-Reitora da Universidade de Aveiro, que destacaram a importância da literacia ambiental, da educação para a sustentabilidade e do papel do jornalismo na mobilização das comunidades para a ação climática. Os intervenientes sublinharam igualmente o valor das parcerias institucionais na promoção de uma cidadania mais informada, participativa e comprometida com os desafios ambientais contemporâneos.
Realizado com a parceria da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda (ESTGA), o encontro nacional proporcionou aos participantes uma verdadeira imersão no jornalismo ambiental, através de workshops, trabalho de campo e momentos de partilha de experiências. Os alunos desenvolveram reportagens sobre diversos espaços e iniciativas visitadas, manifestando grande satisfação com a experiência vivida.
Entre os locais explorados destacam-se o Centro de Interpretação do Rio, a Pateira de Fermentelos, a aldeia de Macieira de Alcôba e vários pontos da cidade de Águeda, onde os jovens tiveram contacto direto com projetos e boas práticas de sustentabilidade promovidas pelo Município, como o Laboratório Vivo para a Descarbonização, as beÁgueda e o MobeÁgueda.
O encerramento do seminário ficou marcado pela entrega de prémios aos alunos com melhor desempenho no desafio de criação de posters relacionados com o JRA, valorizando o talento, a criatividade e o compromisso demonstrado ao longo dos três dias. Foram igualmente atribuídas as distinções às melhores reportagens de 2025, reconhecendo o trabalho desenvolvido no âmbito do programa Jovens Repórteres para o Ambiente.
Todas as reportagens e trabalhos desenvolvidos ficarão em breve disponíveis em https://jra.abaae.pt/.
Ao acolher esta iniciativa nacional, Águeda reafirma-se como palco de aprendizagem, inovação e sustentabilidade, colocando a juventude no centro da reflexão e da ação climática. Mais do que um encontro, o Seminário Nacional JRA 2026 foi um espaço de inspiração e responsabilidade partilhada, um convite claro para que todos contribuam para “fazer (deste) um mundo melhor”.
