Passar para o Conteúdo Principal
Hoje
Máx C
Facebook
AguedaTv
Share
RSS

Hortas D’Águeda

Agricultura – Semente de Sustentabilidade

A agricultura foi durante muitos anos uma segunda atividade de muitos que trabalham nas empresas de Águeda. Devido à conjuntura económica do país e à alteração dos modos de produção, um elevado número de pessoas viu-se afastada do mercado de trabalho e com elevada dificuldade de voltar a ingressar, pelas condições de baixa escolaridade que têm, associada muitas vezes a uma faixa etária elevada.


Estes cidadãos merecem no entendimento da autarquia, da parte das entidades públicas, uma atenção particular que, muitas vezes, não se coadunam com os procedimentos normais e burocráticos das instituições, de modo a que se encontre uma resposta aos seus problemas. Neste sentido, o projeto “Agricultura, Semente de Sustentabilidade” tem como desígnio trazer para um sector de atividade tradicional de baixa tecnologia, um elevado número de pessoas que estão na situação de desemprego ou pretendem desenvolver a atividade agrícola em part-time, promovendo o desenvolvimento de competências profissionais, de modo a torna-la geradora de rendimentos para as famílias.


O projeto compreende três eixos de intervenção:


1. Ações de sensibilização (seminários, workshops relativos a técnicas agrícolas dirigidos à população em geral);
2. Cursos de Educação e Formação (de curtas e longa duração) dirigidos a pessoas em situação de desemprego, 1º emprego com posse ou acesso a terras e que pretendam melhorar as suas competências, em termos de técnicas e práticas agrícolas;
3. Desenvolvimento da Economia e da Sustentabilidade Local dirigidas a todos os que frequentaram as ações de formação e que pretendam produzir e comercializar os seus produtos, no qual se insere as Hortas d’Águeda.


Consulte aqui informação sobre o projeto: