Passar para o Conteúdo Principal Top
Hoje
Máx C
Mín C

Transformação Digital das PME Industriais

28 Jan
Adicionar a calendário 2020-01-28 09:30:00 2020-01-28 14:00:00 Europe/Lisbon Transformação Digital das PME Industriais Evento
Transformação Digital das PME Industriais

No próximo dia 28 de Janeiro será realizado o seminário “Transformação digital das PME Industriais”, que contará com a presença de oradores especialistas internacionais.
Esta sessão, que será também o evento de encerramento do projecto Demo Digital 4.0, destina-se a apresentar os resultados do projecto, nomeadamente dos demonstradores piloto desenvolvidos em 4 empresas indústrias, bem como debater o estado de arte da Transformação Digital e a visão da indústria 4.0 por oradores internacionais reconhecidos.
Este projecto, promovido pelo INOV, teve como objectivo valorizar e demonstrar as potencialidades da Indústria 4.0, apoiando as PME do Centro e Norte nos seus processos de transformação digital.

 

PROGRAMA

09h30
Receção de participantes

09h50
Sessão de abertura
Representante da Câmara Municipal de Águeda

O Projeto Demo Digital 4.0

10h00
Enquadramento e apresentação de resultados

10h30
Debate com empresas-demonstradores

10h45
Coffee Break & Networking

Estado da Arte da Transformação Digital

11h00
IoT 4 Industry
João Ferreira - INOV / ISCTE

11h20
Sistemas de Produção Inteligentes
João Reis - FEUP-UPORTO

11h40
Inteligência Artificial no contexto da Indústria 4.0
Paulo Novais - Universidade do Minho

Visão Internacional da Indústria 4.0

12h00
Machine Learning and Virtual/Augmented Reality in Industry 4.0
Antonio Fernández-Caballero - Universidade Castilla-La Mancha (ES)

12h20
Internet of Things: Connecting objects to make a smarter world
Miguel Hornos - Universidade de Granada (ES)

12h45
Sessão de encerramento

13h00
Almoço

 

 

Oradores

MIGUEL J. HORNOS
Professor associado da Universidade de Granada (Espanha), onde recebeu um mestrado em ciências da computação e um doutoramento em computação. Os principais campos de investigação são: Ambientes inteligentes, Ubiquitous Computing, Ambient Intelligence, Internet of Things, Arquiteturas de software para o desenvolvimento de aplicativos colaborativos e Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) aplicadas aos negócios e à educação.

João Pedro C. Reis
Investigador do Centro de Investigação para Sistemas & Tecnologias (SYSTEC) desde 2013, bem como Professor Auxiliar Convidado do Departamento de Engenharia Informática (DEI) desde 2017.
Os seus interesses de investigação focam-se em sistemas de aprendizagem computacional e inteligência artificial aplicados a sistemas de produção ciber físicos no contexto da indústria transformadora para otimização de processo.

Paulo Novais

Professor Catedrático do Departamento de Informática e investigador no centro ALGORITMI, na Escola de Engenharia da Universidade do Minho. no qual é líder do grupo de ISLab - Synthetic Intelligence lab e coordenador da linha de investigação Computer Science and Technology (CST).
A sua investigação centra-se na área científica da Inteligência Artificial e dos Sistemas Inteligentes. Mais recentemente, tem-se focado em conceitos ligados a Aprendizagem, Decisão, Inteligência Ambiente e Ambientes de Vida Assistida.

João C. Ferreira
Professor auxiliar com agregação do ISCTE-IUL. Licenciou-se em Física, mestre em Telecomunicações e doutorado em Engenharia Informática pela UTL / IST. Os seus interesses profissionais são: Data Mining, IoT, Inteligência Artificial. Autor de mais de 200 artigos na ciência da computação. Executou mais de 30 projetos, mais de 100 revisoes de artigos científicos e mais de 20 avaliação de projetos científicos. Coordenador do Mestrado de sistemas de apoio a decisão no ISCTE.

Antonio Fernández -Caballero
Formado em Ciências da Computação pela Universidade Técnica de Madrid, Espanha, recebeu um
doutoramento em ciências físicas pelo Departamento de Inteligência Artificial da Universidade Nacional de Educação à Distância de Madrid.
Durante 11 anos, e antes de ingressar na universidade, trabalhou em grandes empresas como analista de sistemas, gestor de projetos e gestor.

Data limite de inscrições até 25 de janeiro

Inscrições gratuitas mas obrigatórias

Inscreva-se AQUI