Passar para o Conteúdo Principal Top
Hoje
Máx C
Mín C

O Programa “O Rio vai à Escola” do projeto LIFE AGUEDA apresenta as primeiras sessões em Águeda

Img 0156 edited 1 1024 2500
04 Março 2019

O Programa “O Rio vai à Escola” implementado pelo Município de Águeda em articulação com o Fluviário de Mora leva cientistas à sala de aula!

Cerca de 84 crianças e jovens das escolas do concelho usufruíram das sessões de sensibilização e educação para a sustentabilidade desenvolvidas no âmbito do projeto LIFE AGUEDA.


No âmbito do programa “O rio vai à escola“ o Município de Águeda, em articulação com o Fluviário de Mora, desenvolveu no dia 18 de fevereiro sessões de sensibilização para o ambiente e a sustentabilidade para 84 crianças e jovens. Duas turmas do 5.º ano do Agrupamento de escolas de Valongo do Vouga e duas turmas do 8.º ano da Escola Secundária Marques de Castilho tiveram oportunidade de realizar um conjunto de atividades relacionadas com a temática do rio e os habitats ribeirinhos, promovidas pelos técnicos presentes e que conseguiram despertar a curiosidade, trazer novos conhecimentos e desafios junto dos participantes.
O programa “O rio vai à Escola” é uma iniciativa enquadrada no projeto LIFE AGUEDA e visa alertar para a problemática da preservação dos recursos hídricos, bem como promover e divulgar as ações desenvolvidas do projeto LIFE AGUEDA. Este programa destinado a escolas da região da CIRA irá desenvolver-se no decorrer do projeto, até 2022, as próximas sessões irão ter lugar nos dias 13 de maio e 5 de junho.
O Sr. Vice-Presidente da Câmara Municipal de Águeda, Edson Santos, referiu que “é fundamental levar este foro de discussão às escolas, potenciando o envolvimento da população na proteção dos recursos naturais e biodiversidade presentes nos habitats ripícolas, bem como a sensibilização dos futuros cidadãos para esta matéria.”


O projeto LIFE AGUEDA
O projeto LIFE ÁGUEDA - Ações de conservação e gestão para peixes migradores na bacia hidrográfica do Vouga (LIFE16 ENV/PT/000411) tem como objetivo principal a eliminação de obstáculos ao continuum fluvial do rio Águeda e Alfusqueiro, bem como a recuperação e restauro dos habitats ripícolas necessários para a preservação e promoção das populações de peixes migradores nestas linhas de água. Estas intervenções, a par com outras na área da gestão ripícola e da pesca, num investimento global de cerca de 3 milhões de euros, irão sobretudo beneficiar a ictiofauna autóctone, de que são exemplo, entre outros, o sável e a lampreia-marinha, espécies que apresentam um elevado valor socioeconómico e conservacionista.


Para mais informações acerca do projeto, contacte dv-as@cm-agueda.pt, consulte:
www.life-agueda.uevora.pt/
http://ec.europa.eu/environment/life/project/Projects/index.cfm?fuseaction=search.dspPage&n_proj_id=6264

 

Poderá ainda aceder à página de Facebook do projeto LIFE AGUEDA em:

https://www.facebook.com/LIFE-%C3%81GUEDA-189377761639848/