Ao maior Pai Natal do Guinness junta-se, agora, o mais pequeno Pai Natal do mundo

Site natalcm 1 1024 2500
26 Novembro 2018

Após três anos a zelar sozinho pelo Natal de Águeda, o maior Pai Natal do Mundo tem uma companhia à sua altura. Ou melhor: à altura da sua exclusividade. É que a nova presença também é um Pai Natal, mas este consegue morar no buraco de uma agulha. Uma micro-obra esculpida pelo artista britânico Willard Wigan. Além desta pequena grande novidade, o município deseja surpreender os visitantes com um programa cultural e actividades para todos os gostos e idades. No dia 30 de Novembro, às 18 horas, acendem-se as luzes de mais um vibrante Natal aguedense.

programa_1_1024_2500

Até ao início de Janeiro, o espírito de boas festas irá viver-se em Águeda, numa atmosfera festiva e calorosa. As principais atracções irão concentrar-se na baixa da cidade e zona ribeirinha. Este ano, a praça principal – Largo 1.º de Maio – terá uma nova roupagem natalícia, onde se poderá deslizar numa pista de gelo ecológica, caminhar num “bosque” de árvores luminosas, ver as novidades do mercadinho de Natal e assistir a concertos aos fins-de-semana. Mas, e o maior e o mais pequeno Pai Natal do Mundo?

Sentado num presente à sua escala, no Largo 1.º de Maio, estará o Pai Natal de 21,08m de altura que, em 2016, ganhou o recorde de maior do mundo. Este sábio gigante de barbas brancas será iluminado com 250 mil luzes LED e com a presença do seu homólogo - o mais pequeno Pai Natal do Mundo. A nano-escultura do artista Willard Wigan poderá ser vista, com a ajuda de um microscópio, no Posto de Turismo de Águeda. O detalhe em forma de Pai Natal é feito de fibra Kevlar, que o artista esculpiu com uma micro escova de aço e uma agulha de acupuntura achatada, coberta de pó de diamante. O resultado é um imaginário invisível que ganha vida ao nos aproximarmos.

Ao reunir estes dois “gigantes” nas comemorações de Natal, sob o slogan “Do Menor ao Maior, Águeda é Natal”, o município completa a mensagem natalícia que deseja passar aos seus visitantes nesta quadra. A inspiração festiva e encantada do Maior Pai Natal do Mundo e o convite ao aproximar e olhar de perto as pequenas coisas da vida, que encantam com a força da delicadeza, como a micro-escultura de Wigan, artista que estará em Águeda de 4 a 6 de dezembro.

A aposta na originalidade e criatividade já faz parte da identidade do natal aguedense que, segundo Edson Santos, vice-presidente da Câmara Municipal de Águeda, “é um motor excepcional para promover o concelho e dinamizar o comércio tradicional, convidando um público diversificado a visitar a cidade e viver intensamente a atmosfera de encantar que criamos com prazer.”

A contagem decrescente para o Natal em Águeda já começou. Os coros aclaram a sua voz para o dia de abertura, marcado para o dia 30 de novembro, às 18 horas, no Largo 1.º de Maio. Serão 40 dias de ruas cintilantes, animadas por espectáculos e um genuíno espírito natalício.