Projeto LIFE ajuda crianças a descobrir a vida que há no rio

36715011 10156388522389098 3476298541712801792 o 1 1024 2500
04 Julho 2018

Os participantes das Férias em Movimento do Município de Águeda puderam usufruir de atividades desenvolvidas no âmbito do projeto LIFE AGUEDA, e pescaram “à moda dos cientistas!” no rio Águeda.

Biólogos e técnicos municipais envolvidos na implementação do projeto LIFE ÁGUEDA, proporcionaram aos 125 jovens e crianças que participaram nesta primeira semana das Férias em Movimento da Câmara Municipal de Águeda, um dia diferente.
A atividade, dinamizada no parque fluvial da Redonda, permitiu a captura da fauna aquática com recurso a dispositivos específicos para a realização de pesca elétrica. Seguindo todas as normas de segurança, os grupos de pequenos cientistas acompanharam com entusiasmo, ao longo do dia, as diversas etapas do processo: a recolha dos animais no rio, trasfega para as arcas de identificação, participação no trabalho dos biólogos na identificação das espécies presentes e, finalmente, a libertação na natureza, em segurança, dos exemplares estudados!
Foi com grande espanto que os participantes puderam verificar a elevada biodiversidade da ictiofauna local, com a presença de trutas, ruivacos, enguias, lampreias (macetes), verdemãs, bogas, barbo-do-norte, escalos, bem como pequenos invertebrados (crustáceos e insetos). A presença de alguns animais mais sensíveis às condições ambientais, tal como a truta-de-rio (truta marisca), denota a boa qualidade da água no rio Águeda.
Também foi possível a sensibilização dos participantes para presença de fauna alóctone ou exótica, como a perca-sol ou a truta arco-iris, que prejudica o desenvolvimento das populações dos peixes autóctones.
A par, teve lugar um atelier de realização de origami, técnica japonesa de dobragem de papel, que envolveu os participantes na elaboração de um colorido móbil!

O Projeto LIFE ÁGUEDA
O Projeto "LIFE ÁGUEDA - Ações de conservação e gestão para peixes migradores na bacia hidrográfica do Vouga” (LIFE16 ENV/PT/000411) visa a renaturalização do curso dos rios Águeda e Alfusqueiro, de forma a promover as condições necessárias à preservação e crescimento das populações de espécies locais da ictiofauna. A implementação de medidas de minimização dos obstáculos existentes, dos habitats ribeirinhos, bem como outras na área da gestão ripícola e da pesca, irão beneficiar as populações de peixes migradores. Destes destacam-se o sável, a enguia, a lampreia-de-riacho e a lampreia-marinha, que apresentam elevado valor socioeconómico e conservacionista. O projeto contempla igualmente uma forte componente de divulgação científica e educação para a sustentabilidade, envolvendo a comunidade na promoção, valorização e melhoria da qualidade das linhas de água.

Esteja atento às novidades que o projeto LIFE ÁGUEDA tem para lhe oferecer, e participe!

Para mais informações acerca do projeto, contacte dv-as@cm-agueda.pt, consulte a página de internet oficial do projeto:

Poderá ainda aceder à página de Facebook do projeto LIFE AGUEDA em:

IMG_20180629_150941