Passar para o Conteúdo Principal Top
Hoje
Máx C
Mín C

"Community: Seniors Involved"

38085697 1760482727402167 8589568454627950592 o 1 1024 2500
02 Agosto 2018

Entre os dias 20 e 28 de julho, Ana Sofia Ferreira, Filipe Silva, Luísa Savala, e Tereza Meireles representaram o Centro de Juventude de Águeda na formação “Community: Seniors Involved” em Kaunas, Lituânia.

Os quatro participantes desempenham funções em áreas como a Gerontologia, o Serviço Social, a Educação e o Voluntariado e pretendem aprender e replicar as boas práticas que aprenderam no âmbito do Diálogo Intergeracional em território nacional.

Testemunhos dos participantes:

Ana Sofia: "O programa ajudou-me imenso a crescer quer a nível profissional quer a nível pessoal. Como gerontóloga aprendi que apesar das diferentes culturas, os problemas que afetam os idosos mantêm se idênticos. Solidão e exclusão social foram alguns dos dos desafios abordados. Urge a criação de mais projetos como estes para se poder sensibilizar a sociedade dos desafios provenientes do envelhecimento da população."

Luísa: "Participar deste projeto foi uma grande realização profissional e pessoal. Discutir sobre a intergeracionalidade e perceber como melhorar o meu olhar sobre o idoso, como realmente devemos dar atenção a eles e suas necessidades, jamais achar que eles não são capaz, porque na realidade, eles nos surpreendem! Para além disso, ter a oportunidade de estar em formação com pessoas de outras culturas me fez olhar para além dos horizontes. Afinal quando conhecemos os outros, também conhecemos nós próprios. Sem dúvidas, uma experiência que irei repetir!”

Filipe: "Este projeto possibilitou-me a abertura multicultural de horizontes na questão do envelhecimento na comunidade, sendo que de uma forma geral fiquei a saber como é designada, encarnada e praticada, a velhice em cada país participantes, nomeadamente, a da Lithuania. Em suma, este projeto teve um grande contributo principalmente a nível profissional para desenvolver futuros projetos na minha área de interesse, idosos.”

Tereza: "Foi uma experiência nova e enriquecedora... Além do contato com outros participantes de culturas diferentes, aprendi novas técnicas de trabalhos em grupo e de trabalhos com idosos.
Foi possível verificar que existem atividades noutros paises semelhantes às que existem no nosso país como é o exemplo das universidades seniores, e novas atividades que seriam interessantes de implementar em Portugal como é exemplo entre outras a existencia de uma linha telefonica para diversos apoios ao idoso, num trabalho efectuado por jovens, de forma a combater a solidao e suprir diversas necessidades no dia a dia, permitindo assim que os nossos idosos possam ter uma melhor qualidade de vida física e mental..
É uma experiência a repetir sem dúvida..."