Passar para o Conteúdo Principal Top
Hoje
Máx C
Mín C

AgitÁgueda 2018 promete 23 Dias de Espetáculos e Surpresas

Imagem 016 1 1024 2500
25 Junho 2018

A Câmara Municipal de Águeda realizou, na passada quarta-feira, 20 de junho, a conferência de imprensa de apresentação da 13.ª edição do AgitÁgueda.

A conferência de imprensa foi participada pelo Presidente da Câmara Municipal de Águeda, Jorge Almeida, pelo Vice-Presidente da Câmara, Edson Santos, e pelos Vereadores Elsa Corga e João Clemente.

O Presidente Jorge Almeida destacou “a importância do evento para a promoção da cidade e para do concelho, elevando o nome de Águeda não só a nível nacional, mas cada vez mais a nível internacional, com milhares de turistas a quererem descobrir o nosso território e a regressarem pela qualidade que oferecemos”.

O Vice-Presidente Edson Santos abordou o programa, destacando o esforço para “trazer a Águeda propostas diferenciadoras e de elevada qualidade. Para além dos concertos no espaço AgitÁgueda estão programadas uma série de iniciativas culturais, artísticas e desportivas, de caráter lúdico e recreativo, que tornam o AgitÁgueda um dos eventos mais emblemáticos da região e um foco de dinamização da cidade e do concelho. Inclui ainda uma área destinada aos mais jovens, o AgitaKids com babysitting, a Feira de Artesanato, animação de rua, performances, o encontro dos Homens-Estátua, e o Carnaval Fora d'Horas.”

A Vereadora da Cultura, Elsa Corga, no uso da palavra fez questão de elogiar a participação das associações do concelho, dando nota que cada edição do AgitÁgueda é, cada vez mais, um trabalho de parcerias.

De 7 a 29 de julho, o AgitÁgueda oferece 23 dias de intensa programação. Pelo palco principal vão passar: Carlão (dia 7); MC Livinho (dia 7); Tim & Orquestra 12 de Abril (dia 8); La Yegros (dia 12); Dubioza Loektiv (dia 13); Mariza (dia 14); Bárbara Bandeira (dia 15); Waldemar Bastos (dia 19); Diogo Piçarra (dia 20); Mário Mata (dia 22); Omar Souleyman (dia 26), Blaya (dia 27), Ella Eyre (dia 28), e Paula Fernandes (dia 29).

 

O cartaz musical integra alguns dos mais consagrados artistas e bandas nacionais e internacionais, oferecendo uma programação de qualidade dirigida a todos os públicos e com entrada gratuita.

Além dos nomes consagrados e da presença de vários DJ´s, a missão do festival assenta também na promoção de novos projetos musicais através da realização do "Talentos AgitÁgueda", concurso que pretende promover a participação de novos projetos artísticos nacionais.

Instalada no Largo 1.º de Maio, a tenda gigante decorada com os famosos chapéus-de-chuva coloridos é um dos fatores de interesse a quem visita o AgitÁgueda, contudo o evento conta igualmente com um conjunto de iniciativas sociais, culturais, artísticas e desportivas de excelência a pensar em todas as idades. O recinto irá receber as tradicionais tasquinhas, dinamizadas por 36 instituições concelhias, que mostrarão o melhor da gastronomia do concelho, bem como 11 bares.

Uma residência com artistas convidados de vários países irá permanecer em Águeda e este momento de residência/ workshop resultará em várias performances ambulatórias onde serão criadas formas artísticas pelo corpo, voz e poesia.

A instalação artística The Umbrella Sky, que atrai muitos turistas à cidade, regressará para dar cor às ruas de Águeda com os milhares de chapéus-de-chuva coloridos. Este conjunto volta a ficar completo com novos e arrojados projeto de arte urbana, com diversos espaços a ganharem apontamentos com desenhos e variações cromáticas apelativas.

Durante o evento estará em funcionamento o comboio turístico que liga Aveiro a Sernada do Vouga, e que pára em Águeda durante uma hora para que os passageiros possam descobrir o que Águeda tem para oferecer e motivar o seu regresso.

 

AgitÁgueda Acessível e Inclusivo
A Autarquia tem vindo a implementar progressivamente melhorias ao acesso dos cidadãos com mobilidade reduzida, entre elas a implementação de rampas, uma área próxima do palco para os concertos, WC adaptados, estacionamento reservado a carros com dístico de mobilidade reduzida, entre outros espaços que serão preparados para este público.

O AgitÁgueda já é considerado uma marca no cartaz cultural do Município e da Região, para obter toda a informação relativa ao programa consulte a página www.agitagueda.com e acompanhe todas as atualizações no Facebook www.facebook.com/agitagueda.

Concertos
7 julho » Carlão
7 julho » MC Livinho
8 julho » Tim & Orquestra 12 de abril
12 julho » La Yegros (festim)
13 julho » Dubioza Kolektiv
14 julho » Mariza
15 julho » Bárbara Bandeira
19 julho » Waldemar Bastos (festim)
20 julho » Diogo Piçarra
22 julho » Mário Mata
26 julho » Omar Souleyman (festim)
27 julho » Blaya
28 julho » Ella Eyre
29 julho » Paula Fernandes

 

agtagada254x334mm-01

capa-honra_agitagueda-02

agtagada254x334mm-04

Imagem 016 1 1024 2500