Passar para o Conteúdo Principal Top
Hoje
Máx C
Mín C

Banco Local Voluntariado de Águeda

A Câmara Municipal de Águeda, no âmbito do Pelouro de Acção Social implementou um Banco Local de Voluntariado, que visa incentivar e promover o trabalho voluntário no Concelho. Esta iniciativa vai integrar os munícipes que queiram prestar serviço voluntário nas diversas instituições ou entidades do concelho.

Contactos

Câmara Municipal de Águeda
Praça Município Águeda
3754-500 Águeda
Email: bancodevoluntariado@cm-agueda.pt
Site: www.cm-agueda.pt
Telf: 234610070
Fax: 234610078
Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado: www.voluntariado.pt.

Documentos

  • Em que área é possível exercer voluntariado?

    São muito diversificadas as áreas de actividade onde é possível exercer ou apresentar projectos de voluntariado que disponibilizam oportunidades de enquadramento nos domínios do interesse social e comunitário, tais como: Acção Social; Acção Cívica; Ambiente; Cultura; Desporto; Educação; Património; Saúde…

  • Objectivos do Banco de Voluntariado.

    • Incentivar e fomentar a prática do voluntariado a favor da comunidade
    • Promover o encontro entre a oferta e a procura de voluntariado
    • Formar voluntários e agentes institucionais no âmbito da prática do voluntariado
    • Divulgar projectos e oportunidades de voluntariado
  • O que é o Banco de Voluntariado?

    O Banco de Voluntariado pretende ser espaço de encontro entre as pessoas interessadas em ser voluntárias que oferecem a sua disponibilidade para prestar um conjunto de acções inerentes à condição de cidadania activa e solidária e as organizações promotoras.

  • Quem podem ser as organizações promotoras de voluntariado?

    Entidades públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos, que promovam ou pretendam promover projectos e programas de voluntariado no concelho.
    Podem inscrever-se ao enquadramento de voluntários entidades e instituições do Concelho de Águeda, tais como Associações, Escolas, IPSS's, Juntas de Freguesias, Serviços de Saúde, etc.

     

  • Quem pode ser voluntário?

    Todas as pessoas que pretendem participar voluntariamente em projectos de interesse social e comunitário. Voluntário é a pessoa que, de forma livre, desinteressada e responsável, se compromete, de acordo com as aptidões próprias e no seu tempo livre, a realizar acções de voluntariado no âmbito de uma organização promotora.