Passar para o Conteúdo Principal Top
Hoje
Máx C
Mín C

Águeda Sm@rt City Lab

Um laboratório Vivo para a Descarbonização da e para a c(omun)idade


A adoção de medidas que contribuam para o combate às alterações climáticas, nomeadamente a redução de emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE), é um dos principais desafios ambientais da atualidade, com o qual os diversos níveis de governo, desde o local ao nacional e transnacional, têm de se comprometer.
O Ministério do Ambiente, através do Fundo Ambiental, assume o desafio, introduzindo o programa Laboratórios Vivos para a Descarbonização que será levado a cabo por um conjunto de 10 cidades que tiveram os seus Planos de Implementação aprovados, entre as quais Águeda.
O Laboratório Vivo para a Descarbonização (LVpD) traduz-se na “adaptação de um espaço urbano com identidade local por forma a tornar-se num espaço de teste, demonstração e apropriação de soluções tecnológicas integradas em contexto real que promovam a descarbonização da vivência em cidades” (Aviso n.º 4218/2017, publicado no Diário da República, nº 78, de 20 de abril).
O Águeda Sm@rt City Lab localiza-se no centro da cidade, numa zona consolidada entre a EN1 (a poente), a baixa/rio Águeda (a sul), a zona do mercado/Fórum da Juventude (nascente) e a Câmara Municipal/Estação Ferroviária (a norte). Totalizando 44,3 ha, o Laboratório integra equipamentos e espaços importantes no quotidiano dos residentes e não residentes, com uma elevada concentração de comércio, serviços/equipamentos e espaços de lazer e encontro de toda a comunidade aguedense.

lab_vivo_600dpi

 

Brochura