Passar para o Conteúdo Principal Top
Hoje
Máx C
Mín C

Águeda Bike Park

FOTOS PISTA 1

O Águeda Bike Park foi inaugurado no dia 4 de agosto, sendo o primeiro Bike Park de Portugal que engloba um conjunto de pistas de diferentes níveis, com o selo de aprovação da Internacional Mountain Bicycling Association - Europe (IMBA Europe).


Ao longo dos últimos anos, tem sido evidente a aposta do executivo municipal nas áreas ligadas à saúde e ao desporto, bem como de criação de espaços para atividades físicas e desportivas. Águeda é também um concelho conhecido pela sua tradição industrial ligadas às duas rodas e com condições naturais para a prática desse género de desportos.


Desta forma, o Águeda Bike Park, instalado no abandonado campo de futebol do Randam, pertencente à União de Freguesias de Recardães e Espinhel, engloba um sistema de trilhos de BTT que foram desenvolvidos de acordo com as mais recentes linhas orientadoras para a criação de trilhos sustentáveis da Internacional Mountain Bicycling Association - Europe (IMBA Europe), de forma a proporcionar uma experiência de qualidade aos seus utilizadores, minimizando simultaneamente o impacto ambiental. Esta infraestrutura poderá, assim, ser usufruída não só por toda a comunidade aguedense, mas também por ciclistas de outros concelhos/países, congregando diferentes atividades de desporto e lazer.


Este é um projeto multidisciplinar no âmbito da estratégia da autarquia na área do desporto, sendo o primeiro Urban Bike Park da Europa com uma enorme variedade de trilhos no mesmo espaço de níveis níveis, um edifício de apoio aos ciclistas com café/esplanada, espaço para eventos e salas polivalentes, área de lavagem das bicicletas, balneários e um espaço para loja, podendo desenvolver uma atividade comercial relacionada com a Indústria das Duas Rodas.
De forma a valorizar e garantir o melhor e mais amplo aproveitamento dos equipamentos municipais, assim como a diminuição dos custos de manutenção desta infraestrutura, a Autarquia entendeu estabelecer parcerias estratégias com entidades locais e que possam colaborar na gestão e dinamização deste espaço, em especial com o Clube BTT de Águeda.

 

Morada: Rua Proa do Barco – Randam 3750-725 Recardães
Coordenadas GPS: 40.557005, -8.450188
Proprietário: Câmara Municipal de Águeda
Entidade Gestora: Clube BTT de Águeda
Horário de funcionamento:

  • dias úteis das 12:00 às 20:00
  • Sábados das 9.00 às 18:00
  • Domingos das 9:00 às 12:00
  • terça-feira e feriados serão dias de encerramento

Nota: Os horários mencionados podem, no entanto, sofrer alterações em dias de provas e feriados, ou sempre que seja justificável, como por exemplo devido às condições atmosféricas. Adicionalmente, as pistas podem ser encerradas em dias ou períodos a definir para efeitos de manutenção, sempre que seja justificável. Estas alterações serão comunicadas previamente no facebook do Clube BTT de Águeda (http://www.facebook.com/clubebtt.deagueda).
Qualquer cidadão pode usufruir deste espaço em qualquer altura (e não apenas dentro do horário de funcionamento indicado).

 

Termo de Responsabilidade
A prática desportiva do BTT envolve sempre um certo grau de risco, pelo que o cuidado contínuo e o equipamento de proteção do praticante são sempre obrigatórios. A Câmara Municipal de Águeda não se responsabiliza por qualquer acidente ocorrido no perímetro da infra-estrutura motivado por procedimentos contrários à boa utilização da mesma.

 

Informação Útil

agueda bp sign FINAL

 

Pistas

  • Trilho para crianças / Tot Track (preferencialmente dos 1 aos 5 anos)


Este percurso é composto por um pequeno loop com uma superfície ondulada. Destina-se à utilzação por crianças em bicicletas “Strider” (bicicletas sem pedais, para os mais pequenos.

 

  • PumpTrack (a partir dos 5 anos)

Pista composta por um circuito ou séries de circuitos em que o utilizador pode fluir por eles (“pump” é uma técnica essencial no BTT que permite um movimento fluído e continúo sem pedalar). As lombas desta pista são pensadas tendo em mente o perfil de uma onda. Dessa forma podem ser utilizadas por cada ciclista que usa o seu corpo para garantir o impulso para a frente, “tornando” a bicicleta mais leve nas subidas e projetando-se nas descidas de modo a ganhar velocidade.

imagem-1

 

  • Linha de Salto Pequena / Small Jump Line (a partir dos 8 anos)
  • Linha de Salto Média / Medium Jump Line (a partir dos 10 anos)
  • Linha de Salto Grande / Large Jump Line (a partir dos 12 anos)
  • Linha de Salto Extra Grande / Extra Large Jump Line (a partir dos 12 anos)

Quatro linhas de salto criadas com o intuito de permitir aos ciclistas melhorar as suas capacidades, permitindo-lhes desenvolver as suas capacidades aéreas.

imagem-3


 

  • Trilho XC Verde e Trilho para Bicicletas Adaptadas / Green XC Trail and Trail for Adaptive Bikes (todas as idades)

O Trilho XC Verde e Trilho para Bicicletas Adaptadas proporciona uma oportunidade para os ciclistas experimentarem a experiência de percorrer um trilho Cross-Country. Pode também ser utilizado como circuito em provas e iniciativas desportivas, sendo que o trilho é vísivel a partir do edifício, garantindo assim uma boa visibilidade por parte dos espetadores ou por parte dos acompanhantes dos ciclistas. Este trilho também pode ser percorrido por ciclistas em bicicleta adaptada.
XC Verde

teste

 

  • Trilho XC Azul Mais / Blue Plus XC Trail (a partir dos 5 anos)

O Trilho XC Azul Mais é um percurso mais técnico e indicado para ciclistas com mais experiência. Ao longo deste trilho estão criadas secções diferentes que permitem ao ciclista ter a opção de escolha a nível da dificuldade, assegurando assim diferentes experiências em cada volta.

Pistas

imagem-2


Mais informação
Câmara Municipal de Águeda - Divisão de Cultura e Desporto
Telef: 234 610 070 (ext. 1236 e 1220)
Email: geral@cm-agueda.pt | associativismo@cm-agueda.pt
Website: www.cm-agueda.pt
Facebook: https://www.facebook.com/cmagueda

Clube BTT de Águeda
Telef: 916 461 284
Email: clubebttagueda@gmail.com
Website: http://www.clubettagueda.com
Facebook: http://www.facebook.com/clubebtt.deagueda