Passar para o Conteúdo Principal Top
Hoje
Máx C
Mín C

TRACE

Untitled-1_1_725_999

A MISSÃO DO TRACE:
O projeto Europeu TRACE irá avaliar o potencial dos serviços de georreferenciação e monitorização de circuitos para melhorar o planeamento e a gestão da mobilidade suave nas cidades. Visa também o desenvolvimento de ferramentas de monitorização que venham a facultar dados para a adoção de medidas destinadas a promover as deslocações a pé e de bicicleta.

COMO?
O projeto estabelece medidas para promover o ciclismo e o pedestrianismo nas deslocações para os locais de trabalho, de estudo, para a realização de compras ou simplesmente em deslocações de lazer. Mais particularmente, TRACE avaliará o potencial das TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) baseadas em serviços de georreferenciação e monitorização para otimizar o planeamento e implementação das referidas medidas, tornando-as mais apelativas, de maneira a aumentar o seu potencial impacto. A privacidade dos dados, custos, interoperabilidade, incentivos fiscais e financeiros, planeamento infraestrutural, e conceitos de serviço, serão temáticas a ser abordadas e debatidas no âmbito do projeto.

As ferramentas criadas no âmbito do TRACE, baseadas em tecnologias de georreferenciação, e utilizadas na promoção de alterações comportamentais assim como na fundamentação da planificação de políticas de mobilidade, serão testadas em oito locais piloto: Breda (NL), Águeda (PT), Southend on Sea Borough (UK), Bologna (IT), Esch (LU), Belgrade (RS), Plovdiv (BG) e Belgium, e serão sujeitas a avaliação em termos de impacto, fatores de sucesso e benefícios. Paralelamente, serão preparadas e/ou afinadas para a sua exploração comercial. Com esta finalidade, serão desenvolvidas ferramentas flexíveis, de livre acesso e de uso intuitivo, que respondam aos desafios lançados pelas TIC’s e que facilitem o desenvolvimento de produtos baseados nos serviços de georreferenciação e monitorização (tracking), orientadas para as necessidades e medidas específicas, fundamentais para o desenvolvimento de aplicações orientadas para o mercado (comerciais/comercializáveis).

Utilizadores, decisores políticos e praticantes de ciclismo e pedestrianismo serão envolvidos em todas as fases do projeto.

RESULTADOS E IMPACTOS ESPERADOS:
Otimização e aumento do uso das TIC, com referenciação geográfica, para a promoção e planeamento de percursos pedonais e cicláveis nas cidades, mediante: disseminação do conhecimento relativo aos desafios, possibilidades, soluções e benefícios da georreferenciação e monitorização (tracking) de percursos pedestres e de bicicleta; ferramentas de livre acesso, que integrem os desafios fundamentais das TIC, para serem usadas no desenvolvimento de aplicações orientadas para o mercado; ferramentas orientadas para o mercado para ser utilizadas nos locais associados ao projeto TRACE bem como noutros locais; envolvimento direto de agentes locais interessados no desenvolvimento de ferramentas de excelência para a promoção de ciclismo e pedestrianismo; implementação do projeto em 8 locais piloto, dentro os quais Águeda; promoção e replicação das ferramentas e abordagens do projeto por outras cidades e stakeholders relacionados, como resultado da extensa divulgação e disseminação das actividades realizadas.

 

PARA MAIS INFORMAÇÃO
Consulte:
Website: http://h2020-trace.eu/ | LinkedIn: https://www.linkedin.com/groups/TRACE-Project-8389240/about | Twitter: https://twitter.com/TRACE_project
Ou Contacte:
O coordenador do projeto no INESC ID: Paulo Ferreira | paulo.ferreira@inesc-id.pt
O gestor de comunicação do projeto da Rede Polis: Aude Labaste | alabaste@polisnetwork.eu ; Giacomo Lozzi | glozzi@polisnetwork.eu
A Divisão de Ambiente e Sustentabilidade da Câmara Municipal de Águeda: dv-as@cm-agueda.pt

O projeto TRACE, enquadrado no programa Horizon2020 da Comissão Europeia, teve início em junho de 2015 e vai decorrer durante três anos.

 

PARTICIPE E DÊ-NOS A SUA OPINIÃO

Se é decisor político, profissional/consultor na área da mobilidade ou na área do planeamento urbano aceda ao link:
https://pt.surveymonkey.com/r/TRACE_planeamento_politicas
Se é empresário do comércio local, empregador, professor, profissional na área da publicidade ou de alteração comportamental aceda ao link: https://pt.surveymonkey.com/r/TRACE_PT_Stakeholders
Se é utilizador da bicicleta ou peão aceda ao link: https://pt.surveymonkey.com/r/TRACE_Utilizadores

Obrigado pelo seu contributo!