Passar para o Conteúdo Principal Top
Hoje
Máx C
Mín C

Autarquia de Águeda com candidatura aprovada no POSEUR

Jorge almeida 1 1024 2500
09 Fevereiro 2018

A Autarquia de Águeda viu aprovada no passado dia 2 de fevereiro uma candidatura ao POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência nos Recursos.

Após a aprovação da candidatura no início deste mês, decorreu no dia 7 de fevereiro, no HIPPOS – Centro de Alto Rendimento da Golegã, a Cerimónia de Assinatura dos Termos de Aceitação relativos ao Aviso para a Desobstrução, Regularização Fluvial e o Controlo de Cheias. O documento foi assinado pelo Presidente da Autarquia, Jorge Almeida.

A candidatura da Câmara Municipal de Águeda obteve 85% de financiamento, reduzindo assim o custo direto para a Autarquia. As obras previstas são ações complementares a outras já empreendidas na zona do leito do rio Águeda, que, no seu todo, têm como objetivo proteger a cidade dos efeitos das cheias. A cerimónia contou com a participação do Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, e dos demais municípios que viram as suas candidaturas aprovadas: Amarante, Loures, Setúbal, Montemor-o-Velho, Condeixa-a-Nova e Monchique. Além destes estiveram ainda diversos municípios da Lezíria, tais como Golegã, Chamusca, Salvaterra de Magos e Santarém.

Jorge Almeida, na oportunidade referiu: “Temos por objetivo diminuir os impactos das cheias da cidade na vida dos munícipes e salvaguardar a sua segurança e dos seus bens. Esta candidatura é uma oportunidade para efetuar uma série de ações que são essenciais para aumentar a resiliência de Águeda a estes fenómenos climatéricos adversos.”