Passar para o Conteúdo Principal Top
Hoje
Máx C
Mín C

Desporto :: Cerca de 300 Participantes no Primeiro Campeonato Regional Náutico de Desporto Escolar

Campeonato regional n utico de desporto escolar 01 1 1024 2500
30 Janeiro 2018

O Concelho de Águeda recebeu no passado dia 26 de janeiro, na Pateira, em Óis da Ribeira, o primeiro Campeonato Regional Náutico de Desporto Escolar, no âmbito do projeto do Centro de Formação Desportiva de Desportos Náuticos.

Foram cerca de 300 alunos que deram um colorido diferente à Pateira em Óis da Ribeira. Colaboraram ainda os alunos dos cursos profissionais de Restauração e de Técnico de Desporto, valorizando uma organização que considerar excelente, num dia de inverno que mais parecia de primavera.

O objetivo da prova passou por apurar os oito melhores atletas (através do somatório das duas provas) iniciados e juvenis que irão participar no Circuito Nacional (conjunto de duas provas a disputar em locais distintos e o somatório das duas provas atribuirá o titulo nacional de Desporto Escolar).

As modalidades presentes foram: Canoagem em Circuito (2.000m), Velocidade (200m), Slalom; Remo Indoor; e Vela com Circuito em Triângulo nas Classes Laser e Optimist. Houve ainda batismos de Paddle, Canoagem e Remo.

Sobre os Centros de Formação Desportiva (CFD)
Os Centro de Formação Desportiva (CFD) foram criados através do Programa do Desporto Escolar do Ministério da Educação para generalizar o acesso da prática desportiva e melhorar os desempenhos desportivos num conjunto de modalidades desportivas, tendo a missão de rentabilizar recursos e espaços que, de outra forma, estariam inacessíveis às escolas e aos seus alunos.

O Centro de Formação Desportiva de Desportos Náuticos de Águeda, implementado no Município de Águeda no âmbito do Protocolo celebrado a 21 de novembro de 2016 entre o Ministério de Educação (através da Direção-Geral da Educação) e o Agrupamento de Escolas Águeda Sul, procura promover e dinamizar as modalidades náuticas no Concelho de Águeda, nomeadamente canoagem, remo e vela.

O CFD de Desportos Náuticos de Águeda realiza atividades regulares de desporto escolar, às quartas-feiras à tarde, na Pateira em Óis da Ribeira, ou no Rio Águeda, na baixa da cidade. De igual forma, promove-se a realização de atividades pontuais através da lecionação de aulas de educação física em modalidades náuticas e da leccionação de batismos a alunos de outras escolas do Concelho ou visitantes.

Também o desporto adaptado assume relevância neste enquadramento, com a prática de modalidades náuticas para pessoas com deficiência, através de aulas letivas leccionadas às terças-feiras, na Piscina Municipal de Águeda.

Campeonato Regional Náutico de Desporto Escolar

Sinergias com Resultados Positivos
Em resultado de um trabalho de junção de sinergias entre a Câmara Municipal de Águeda, o Agrupamento de Escolas de Águeda Sul, o Instituto Duarte Lemos e a Associação Recreativa e Cultural de Óis da Ribeira – ARCOR, o CFD de Desportos Náuticos de Águeda durante o 1.º período do presente ano letivo, realizou 40 atividades, contando com a presença de 1046 alunos e 52 professores.

Estes números revelam a forte dinâmica e o espírito de compromisso com o projeto por parte de todas as entidades envolvidas. Devido a este empenho e compromisso, foi atribuído ao CFD de Desportos Náuticos de Águeda a realização no Concelho, mais concretamente na Pateira, em Óis da Ribeira, deste primeiro Campeonato Regional Náutico de Desporto Escolar. Todas as atividades desenvolvidas neste projeto podem ser consultadas em: https://centroformaeas.blogspot.pt/ 

Pretende-se com a implementação destes tipo de projetos contribuir para que a população mais jovem adquira o gosto pela prática desportiva, por estilos de vida saudáveis e integrem equipas locais a nível federativo, funcionando o desporto escolar como um espaço potenciador e incentivador, continuando assim a aposta no desporto para todos, mantendo a Autarquia a firme certeza de que “Desporto é Vida | Sport is Life”.