Passar para o Conteúdo Principal Top
Hoje
Máx C
Mín C

Emprego :: Iniciativa da Câmara Municipal de Águeda aprovada pela Comissão Europeia

Dsc00012 1 1024 2500
28 Dezembro 2017

A iniciativa “Desemprego Jovem” lançada pelo Município é relativa à necessidade de cativar os jovens para as funções industriais por forma a manter o desenvolvimento económico concelhio.

O concelho de Águeda é um dos mais industrializados concelhos da região centro de Portugal. A forte dinâmica económica que se faz sentir e a necessidade de enfrentar os novos desafios resultantes da modernização e da inovação tecnológica fazem com que seja necessária a contratação de jovens trabalhadores especializados para a indústria.

Contudo, os mais jovens têm hoje uma visão da indústria de Águeda pouco apelativa, desqualificada socialmente e muitas vezes associada a um baixo nível de remuneração, o que faz com que não se sintam atraídos pelo desenvolvimento das suas carreiras neste setor, em detrimento dos serviços e das empresas de carácter tecnológico. Esta situação resulta em parte do facto dos mesmos terem ideias ultrapassadas sobre as mesmas, já que hoje muitas das empresas do concelho apresentam uma forte componente tecnológica e estão viradas para o futuro fugindo às lógicas do passado.

Torna-se assim essencial a implementação de novas soluções que permitam desmistificar esta ideia do setor empresarial do concelho, e promover a aproximação dos jovens ao tecido empresarial. Esta iniciativa pretende, além de aproximar os jovens ao tecido empresarial, facilitar a implementação das novas empresas, e desta forma promover o emprego e o desenvolvimento económico.

Desta forma, o programa Social Challenges, pretende fazer com que pensadores de todo o mundo se debrucem sobre este problema e apresentem soluções que podem ser aceites e implementadas pela autarquia de Águeda, por forma a ter uma nova visão e abordagem sobre a problemática.

Caso queira participar, veja o desafio em www.socialchallenges.eu.