Passar para o Conteúdo Principal
Hoje
Máx C
Facebook
AguedaTv
Share
RSS

Águeda renova Galardão Município Amigo do Desporto

12 Set '17
Municipio amigo desporto 1 725 999

A Câmara Municipal de Águeda foi distinguida, pela Associação Portuguesa de Gestão de Desporto (APOGESD) com o galardão “Município Amigo do Desporto 2017”, numa cerimónia que decorreu no dia 8 de setembro, na Torre da Oliva, em São João da Madeira, promovida pela Associação e pela plataforma online “Cidade Social”, que foi presidida pelo Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo.

Pelo segundo ano consecutivo, o Município de Águeda é distinguido com este galardão, sendo um reconhecimento das políticas do desporto, que apostam na promoção da saúde, no bem-estar, na inclusão e na formação, tendo como mote " Sport is Life".

O Presidente da Câmara de Águeda, Gil Nadais, referiu que esta distinção “traduz o reconhecimento público do modelo de intervenção no desenvolvimento desportivo levado a cabo pelo Município de Águeda” e agradeceu “o trabalho efetuado pelos colaboradores desta autarquia em articulação com os clubes e com as associações de Águeda”.

A atribuição do galardão “Amigo do Desporto” visa o reconhecimento público de boas práticas na gestão e desenvolvimento deste setor nos municípios portugueses. Tratando-se no fundo de um processo de partilha de boas práticas, de benchmarking e de formação.

Para atribuição destes prémios, são analisadas diversas vertentes da ação desenvolvida no âmbito desportivo pelos municípios. Os aspetos organizativos, as instalações existentes, os eventos realizados, os programas disponibilizados à população, a preocupação com a sustentabilidade ecológica, as práticas solidárias são algumas das componentes tidas em conta na avaliação dos Municípios Amigos do Desporto.

Este projeto teve o seu início em 2016 onde reconheceu o trabalho e mérito na área do desporto de 27 municípios. Este ano, foram 60 as autarquias distinguidas que representam todos os distritos de Portugal continental e onde se podem incluir vários representantes dos arquipélagos da Madeira e Açores. O valor deste projeto foi reconhecido pelo Governo de Portugal através do Ministério da Educação que prestou o Alto Patrocínio Institucional sob a responsabilidade da Secretaria de Estado da Juventude e Desporto.

O prémio vai reunir uma rede de cidades nas quais a APOGESD, propõem-se a monitorizar, reconhecer e divulgar as boas práticas de intervenção, no âmbito municipal, do desenvolvimento desportivo português, partindo das práticas implementadas em cada concelho aderente ao programa.