AguedaTv

Conferência Internacional "Energy & Smart Cities"

08 Jun '17
20170612 banner site  1 725 999

“Águeda é uma cidade onde a vida é mais fácil para os seus cidadãos”

(Gil Nadais, Presidente da Câmara Municipal de Águeda)

Águeda é hoje reconhecida como uma das referências ao nível nacional no que se refere às políticas ligadas à eficiência energética, assim como foi reconhecida como uma das Smart Cities a nível nacional. Este reconhecimento parte de um trabalho realizado de forma sistemática ao longo da última década e que lançou raízes para que o concelho seja hoje visto como um exemplo a seguir.

Neste sentido, e tendo em conta a lógica de partilha e de constituição de redes que é apanágio deste município, entendemos importante podermos discutir com outros a nossa experiência nestas áreas, assim como conhecer e dar a conhecer outros exemplos que se destacam a este nível no panorama nacional e internacional.

Uma cidade inteligente é aquela que tem capacidade de se desenvolver, de criar e de responder às necessidades dos seus cidadãos. Para o cidadão é importante sentir-se parte integrante da cidade. Desta forma, os projetos e aplicações devem ser desenvolvidos nesse sentido.

Por outro lado, num mundo onde cada vez mais as questões energéticas são fundamentais e onde a energia é um fator cada vez mais fulcral na economia global, nacional ou local, é importante perceber e discutir as mudanças, assim como definir estratégias e promover projetos cujo impacto seja real e significativo. Nunca tanto como hoje se discutiram as questões da sustentabilidade e da eficiência energética e da sua correlação com o glocal.

Assim sendo, a Conferência Internacional Energy and Smart Cities, organizada pela Câmara Municipal de Águeda em parceria com o Lighting Living Lab (LLL), pretende discutir estas questões e encontrar caminhos partilhados para os problemas e para os desafios que se colocam hoje em dia, quer ao cidadão comum, quer às empresas e aos organismos e instituições privadas ou públicas, com especial atenção aos municípios, como catalisadores da mudança.

Participe! Be smart!

20170530 banner facebook 820x312