Préstimo e Macieira de Alcoba
-
Município
-
Freguesias
-
União de freguesias
- Préstimo e Macieira de Alcoba
Préstimo e Macieira de Alcôba (oficialmente: União das Freguesias de Préstimo e Macieira de Alcoba) é uma freguesia do concelho de Águeda com 41,72 km² de área e 808 habitantes (2011). Densidade: 19,4 hab/km².
Foi constituída em 2013, no âmbito de uma reforma administrativa nacional, pela agregação das antigas freguesias de Préstimo e Macieira de Alcôba, com sede em Préstimo (Diário da República, 1.ª Série, n.º 19, Lei n.º 11-A/2013 de 28 de janeiro).
É banhada pelos rios Marnel e Alfusqueiro e ao sul pelo rio Águeda e estende-se pela serra das Talhadas. Esta freguesia situa-se no extremo leste do concelho. Dela faz parte o tradicional lugar da Urgueira, a povoação mais alta e mais longínqua do Concelho.