Sistema de Gestão Certificado
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“A adoção de um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) foi uma decisão estratégica da CMA, na procura da melhoria, tanto a nível interno como do próprio serviço prestado ao cidadão, promovendo a competitividade e a sustentabilidade, pelo cumprimento dos requisitos estatutários, legais e regulamentares aplicáveis aos serviços.
Em 2005, foi o ponto de partida para o desenvolvimento do SGQ, segundo a norma NP EN ISO 9001, no entanto, foi em 2006 que o processo arrancou de facto, tendo decorrido no âmbito de um projeto Formação/Ação, iniciado com uma análise crítica de diagnóstico dos processos existentes e das eventuais alterações necessárias para iniciar o desenvolvimento do processo com vistas à certificação, para a DV-PGU (Divisão de Planeamento e Gestão Urbanística) e GAM (Gabinete de Atendimento ao Munícipe), na altura.
Foi em 2007 que se concretizou a primeira certificação da CMA, tendo a APCER – Associação Portuguesa para a Certificação, reconhecido o cumprimento dos requisitos da norma de referência NP EN ISO 9001, ao nível do licenciamento de loteamentos e obras particulares e do Gabinete de Atendimento ao Munícipe (GAM), e que, em 2008, se estendeu para a totalidade dos serviços das áreas dos 3 Departamentos da CMA (Administrativo e Financeiro; Planeamento, Conceção, Execução e Gestão Urbanística; Manutenção e Exploração).
Foi em maio de 2012, que a APCER reconheceu que o Sistema de Gestão da Qualidade da Câmara Municipal de Águeda, implementado na “GESTÃO AUTÁRQUICA”, cumpre os requisitos da norma NP EN ISO 9001:2008, sendo uma das poucas Autarquias a nível nacional com um âmbito de certificação alargado a todos os serviços.
Uma das vantagens mais significativas do empenhamento neste processo de Certificação, verifica-se pela orientação dos serviços por parâmetros, previamente definidos, sendo possível medir a capacidade e a qualidade da resposta, obtendo-se uma melhoria efetiva da mesma, assim como o controlo interno do trabalho desenvolvido na organização.”