Ecopista do Vouga
A Ecopista do Vouga, implementada na antiga linha ferroviária do Vouga e com início no complexo ferroviário de Sernada do Vouga, é um percurso ideal para a prática de atividades desportivas ou de lazer. Um trajeto ladeado por paisagens deslumbrantes, acompanhado pelo Rio Vouga e pela estrada N16, que prima pela inclusão e sustentabilidade, adequado para a realização de passeios pedonais, de bicicleta, patins, cadeira de rodas ou outro meio de mobilidade suave.
Na sua totalidade, este projeto estabelece a ligação entre os concelhos de Águeda, Albergaria-a-Velha, Sever do Vouga, Oliveira de Frades, Vouzela, São Pedro do Sul, Viseu, Tondela e Santa Comba Dão, através de um traçado contínuo com cerca de 120km.
Ecopista | Trajeto Águeda – Sever do Vouga
Distância: 4 km
Duração: 1h30min (ida)
Trajeto: Linear
-
Ecopista do Vouga
-
Ecopista do Vouga
-
Ecopista do Vouga
-
Ecopista do Vouga
-
Ecopista do Vouga
-
Ecopista do Vouga
-
Ecopista do Vouga
-
Ecopista do Vouga
Sernada do Vouga
A Sernada do Vouga é uma localidade na freguesia de Macinhata do Vouga, banhada pelo rio Vouga, beneficiando da beleza das paisagens naturais e culturais. É de destacar a marca do mundo ferroviário em Sernada, como é localmente referida: a ponte rodoferroviária sobre o rio Vouga; o antigo canal da linha do Vale do Vouga – Ramal de Viseu e atual ecopista; as oficinas da CP – Comboios de Portugal ainda em funcionamento e a estação onde chegam as locomotivas “Vouguinha”.
A Sernada é o ponto de partida para várias atividades desportivas, como o BTT e a canoagem. Aqui, pode seguir o Caminho de Santiago de Compostela ou seguir a viagem de comboio até ao Museu Ferroviário de Macinhata do Vouga ou até prosseguir viagem até à cidade de Águeda. Antes de partir à aventura, desfrute de um momento de lazer no Parque Fluvial da Sernada.
Linha do Vouga
A Linha do Vouga, originalmente conhecida como Linha do Vale do Vouga, é um caminho-de-ferro de bitola métrica, no qual a distância entre carris é de 1 metro, e que no seu auge, ligava as localidades de Viseu e Espinho, atingindo uma extensão de cerca de 140 quilómetros. Foi inaugurada a 21 de dezembro de 1908 na presença do rei D. Manuel II.
Passou a incluir o ramal de Aveiro, construído pela companhia do Vale do Vouga em 1911, o qual efetua a ligação Sernada do Vouga a Aveiro.
A Linha do Vouga é a única linha de caminho-de-ferro de via estreita em funcionamento em Portugal.
Sugerimos aqui tão perto!
• Museu Ferroviário de Macinhata do Vouga
• PR14 – Trilho da Ribeira da Alombada