PR 14 - TRILHO DA RIBEIRA DA ALOMBADA
- Visite
- Turismo
- Percursos Pedestres de Águeda
- PR 14 - TRILHO DA RIBEIRA DA ALOMBADA
Ficha técnica Trilho Ribeiro da Alombada
Nome: Trilho Ribeiro da Alombada
Tipo de Percurso: Circular de Pequena Rota
Localização: Freguesia de Macinhata do Vouga, Município de Águeda
Ponto de partida e de chegada: Parque de Merendas da Alombada (40°40'34.65"N | 8°24'42.15"W)
Distância: 7,4km
Duração: 2h
Desníveis acumulados: 308m
Altitude máxima: 115m
Altitude Mínima: 14m
Grau de dificuldade: Fácil (Nível II)
Época aconselhada: Todo o ano, em especial na Primavera. Atenção ao calor no verão e em época de grandes chuvas não se aconselha devido às cheias no inverno.
Estado: Aberto
Descrição do Percurso:
O Percurso inicia-se no Parque de Lazer da Alombada, uma zona bastante agradável. Atravessando a ribeira da Alombada, o percurso segue por um trilho paralelo à serpenteante linha de água, aproveitando a frescura natural proporcionada pela vegetação ripícola existente: observe os amieiros (Alnus lusitanica) e salgueiros (Salix sp.) acompanhados pelo majestoso feto-real (Osmunda regalis).
O percurso segue o traçado de antigas levadas de moinhos, já em ruínas, vestígios de tempos que se perdem na névoa das memórias coletivas.
Oiça o canto das aves que fazem coro com o marulhar da ribeira, procure nas águas a fauna piscícola, especialmente a truta-fário (Salmo trutta morfo fario)!
A foz da ribeira da Alombada no rio Vouga oferece um encanto cénico impactante, encontrando-se o visitante perante um dos maiores rios de Portugal, classificado como ZEC* pela Rede Natura2000 devido ao seu elevado valor para a conservação da natureza. Mais adiante encontra-se a localidade de Carvoeiro.
A meio do percurso, vira-se à esquerda, atravessando os eucaliptais que marcam o troço final do percurso, para alcançar uma cota mais elevada que permite avistar o rio e a paisagem desde uma perspetiva mais ampla. Respire!
Ao fundo, encontra-se a estrada que desce em direção ao ponto inicial do percurso.
*Zona Especial de Conservação / Sítio de Interesse Comunitário Rio Vouga - PTCON0026
Rio Vouga e Ribeira da Alombada
O rio Vouga nasce na serra da Lapa (concelho de Viseu), a 930 metros de altitude, deslizando ao longo de 148km entre encostas e vales para espraiar-se no oceano, formando a Ria de Aveiro. No seu percurso banha diversas localidades, entre as quais a freguesia de Macinhata do Vouga. A sua ampla bacia hidrográfica tem 3.635 km², inclui, entre outros, a Lagoa da Pateira de Fermentelos e centenas de km de linhas de água temporárias e permanentes.
A Ribeira da Alombada nasce no concelho de Oliveira de Frades, na serra de Ladário, e percorre cerca de 17km antes de desaguar no rio Vouga, na sua margem esquerda.
Moinhos
Ao longo da ribeira pode encontrar os moinhos, hoje em ruínas, que outrora revestiam-se de fundamental importância para a vida das pessoas, lugares de encontro e de geração de novos recursos. São cinco moinhos com uma tipologia semelhante entre si; o Moinho do Poço e o Moinho da Telha são alguns dos que poderá avistar. São moinhos de rodízio, com mecanismos construídos em madeira, com um único casal de mós, edificado em granito e cobertura original em lousa (mais recentemente alterada com a inclusão de telha).
Vegetação ripícola
Ao longo do trilho sente-se a frescura da vegetação ribeirinha. Os amiais ripícolas presentes, quando em bom estado de conservação, correspondem ao habitat prioritário para a conservação da natureza 91E0pt1 (Rede Natura2000). São bosques, frequentemente reduzidos a galerias, em que, a par de amieiros (Alnus sp.) podemos encontrar freixos (Fraxinus angustifolia), loureiros (Laurus nobilis), salgueiros (Salix sp.) e, nos estratos arbustivo e herbáceo o sanguinho-de-água (Frangula alnus), sabugueiro (Sambucus nigra), e numerosas espécies de trepadeiras e de fetos. Nos troços em que o caudal é mais acentuado, ou onde a linha de água apresenta-se estreita, pode verificar um aumento na densidade de salgueiros, frequentemente de porte arbustivo, que oferecem uma proteção natural contra a ação erosiva da água, com os seus ramos baixos e vasto sistema radicular.
Ficheiros para GPS - PR14 - KML
Perfil de altimetria:
Grau de dificuldade MIDE
Dificuldade Global: Fácil
Meio Severidade do meio ambiente
2 Há mais do que 1 fator de risco
Orientação - Dificuldade de se orientar no itinerário
2 Existe sinalização que indica a continuidade, não exige técnicas de orientação.
Terreno Dificuldade na passada, tipo de caminho utilizado.
3 Marcha por Trilhos e Terrenos irregulares.
Esforço Quantidade de esforço em tempo efetivo de marcha. Horário MIDE.
2 De 1 a 3 h de marcha efetiva.