Passar para o Conteúdo Principal Top
Hoje
Máx C
Mín C

Pelourinho de Assequins

Plr assequins a 1 1024 2500

 

Designação: Pelourinho de Assequins (frag.)

Localização: Aveiro, Águeda, Águeda

Proteção: IIP, Dec. nº 23 122, DG 231 de 11 Outubro 1933

Descrição: Resume-se a um soco cravado no solo, junto e ao lado direito de um fontanário público, e a um fuste cilíndrico com cerca de 2 m, solto, que se encontra na Junta de Freguesia.

Época Construção: Séc. XVI

Cronologia: Séc. XVI - construção do pelourinho. O senhorio de Assequins pertenceu à casa de Angeja; séc. 17 - doação a D. Luís de Saldanha da Gama, posteriormente, por sucessão, ao Conde da Ponte; 1930 - reconstituição do fontanário ao qual estava adossado; 1950, finais da década - encontra-se sem capitel; 1993, cerca - queda do fuste por acidente viário e recolha deste na Junta de Freguesia de Águeda; 1999 - foram detetados pela Câmara Municipal, a base do fuste (atualmente na sua posse), a servir de degrau de acesso à bica do fontanário de Assequins, e o capitel (atualmente na posse da Junta de Freguesia), numa casa particular em Águeda.

Tipologia: Arquitetura civil pública, renascentista. Fragmento de pelourinho de fuste cónico inicial, inserido na tipologia dos pelourinhos manuelinos de Pinha.

Materiais: Calcário (pedra de Ançã)

Bibliografia: GONÇALVES, A. Nogueira, Inventário Artístico de Portugal. Distrito de Aveiro, VI, Lisboa, 1959, pág. 10 ; LADEIRA, Francisco Dias, O Município de Águeda, Águeda, s/d; MALAFAIA, E. B. de Ataíde, Pelourinhos Portugueses. Tentâmen de Inventário Geral, INCM, Lisboa, 1997, p. 452.