Passar para o Conteúdo Principal Top
Hoje
Máx C
Mín C

Cruzeiro de Paredes

Crz paredes 1 1024 2500

Cruzeiro de Paredes

Designação: Cruzeiro de Paredes

Localização: Aveiro, Águeda, Águeda

Proteção: Inexistente

Descrição: Soco de forma quadrangular sem degraus, sobre o qual se ergue o cruzeiro e o alpendre. Cruzeiro com coluna toscana facetada de 4 faces com fuste liso. Capitel com molduras lisas. Cruz latina com representação escultórica de Cristo, resguardada por uma caixa de madeira pintada de branco e porta de vidro. Alpendre aberto de planta quadrangular com 4 colunas toscanas sobre pedestais que sustentam entablamento simples no qual se apoia uma cúpula com cobertura piramidal coroada por pináculo também piramidal. O entablamento mostra a seguinte inscrição: AM[A]RO. G[OME]S. E SVA MO[LHE]R. MANDOV. FAZER. ESTE. CRVZEIRO. E. P[EDR]O. FR[ANCIS]CO. E CVA / MO[LHE]R. O M[AN]DO. COBR[I]R DE SVA.DEVASAÕ.

Época Construção: Séc. XVII

Cronologia: Séc. XVII - mandado construir por Amaro Gomes, Pedro Francisco e respetivas mulheres.

Tipologia: Arquitetura religiosa, maneirista. Cruzeiro de caminho maneirista, sobre base e coluna quadrangular com representação escultórica de Cristo e alpendre aberto de planta quadrangular com cúpula.

Características Particulares: Colunas toscanas sendo a que sustenta a cruz facetada de 4 faces com fuste liso; a cruz está resguardada por uma caixa de madeira pintada de branco e porta de vidro; mostra uma inscrição relativa à sua construção no entablamento.

Materiais: Calcário (cruz e escultura)

Bibliografia: GONÇALVES, A. N., Inventário Artístico de Portugal - VI, Distrito de Aveiro, Zona Sul, Lisboa, 1959, p. 9.