Passar para o Conteúdo Principal Top
Hoje
Máx C
Mín C

Enoturismo e Produtores

Em 1979 foi criada a Região Demarcada da Bairrada, pela Portaria nº709-A/79, de 28 de Dezembro, assinada pelos ministros da Agricultura e Pescas e pelo do Comércio e Turismo. Localizada no litoral do centro norte de Portugal, é delimitada a norte pelo rio Vouga, a sul pelo rio Mondego, a nascente pela serra do Caramulo e Bussaco. A superfície total desta região estende-se por 108.000 hectares, dos quais cerca de 12.000 hectares são de vinha.

É a região do país onde se concentram os grandes produtores de vinho espumante. Desta fazem parte os concelhos de Águeda, Anadia, Mealhada, Oliveira do Bairro, grande parte do concelho de Cantanhede e parte dos concelhos de Coimbra, Aveiro e Vagos.


Em 1986 é criada a Comissão vitivinícola da Bairrada, organismo responsável pelo controlo, fiscalização e promoção dos vinhos produzidos na região.

Foi com a produção de vinho tinto que a Bairrada passou a ser reconhecida como região vinícola por excelência, no entanto os vinhos brancos assumem, há mais de 100 anos, um importante papel, principalmente na produção de espumantes naturais.

Em Águeda, é já longa a tradição na produção e comércio de vinhos, esta tradição e qualidade é reconhecida a nível nacional e internacional resultado dos distintos prémios para vinhos produzidos no concelho.

Hoje surge uma nova dinâmica, potenciadora desta região e da oferta cultural e natural que diferencia Águeda na temática do Enoturismo.