Passar para o Conteúdo Principal
Hoje
Máx C
Facebook
AguedaTv
Share
RSS

Resíduos Sólidos Urbanos

Resíduos

“Qualquer substância ou objecto de que o detentor se desfaz ou tem obrigação de se desfazer, por força das disposições nacionais em vigor.” – Directiva 75/442/CEE
“Co-produtos que não podemos, não queremos ou não sabemos utilizar num determinado momento e local, mas que, noutras circunstâncias poderiam ser utilizados.” – Oliveira.

Lixo vs Resíduos

- Juntem-no e temos lixo ... Separem-no e temos resíduos.

Resíduos Sólidos Urbanos

A Câmara Municipal de Águeda, define o Sistema Municipal para as operações de recolha, transporte, armazenagem, tratamento, valorização e destino final dos resíduos urbanos produzidos na área do município de Águeda.

O Sistema Municipal de Resíduos Urbanos é o conjunto de obras de construção civil, equipamentos, viaturas, recipientes e bem assim os recursos humanos, institucionais e financeiros necessários a assegurar em condições de segurança e eficiência, a eliminação de resíduos urbanos.

Define-se Gestão do Sistema de Resíduos Sólidos como o conjunto das actividades de carácter técnico, administrativo e financeiro necessárias à deposição, recolha, transporte, tratamento, valorização e eliminação dos resíduos, incluindo o planeamento e a fiscalização dessas operações, bem como a monitorização dos locais de destino final, depois de se proceder ao seu encerramento.

O que são RSU?

Consideram-se resíduos urbanos, os resíduos domésticos ou outros resíduos semelhantes, em razão da sua natureza ou composição, nomeadamente os provenientes do sector de serviços ou de estabelecimentos comerciais ou industriais e de unidades prestadoras de cuidados de saúde, desde que, em qualquer dos casos, a produção diária não exceda 1.100 litros por produtor, de acordo com a alínea d) do artigo 3º do Decreto-Lei n.º 239/97, de 9 de Setembro.

Mais informação

Dos dados disponíveis estima-se que em Portugal a capitação média de RSU é de 1Kg/hab./dia. Os valores mais elevados encontram-se nas populações predominantemente urbanas, chegando a atingir os 2 Kg/hab./dia.

No município de Águeda, em 2006, a capitação média de RSU foi de 0,957Kg/hab./dia .

No que diz respeito à composição física média os resíduos sólidos urbanos, nesta área geográfica, são assim constituídos: Putrescíveis 35.26%; Papel 12.48%; Cartões 6,50%; Compósitos 2,01%; Têxteis 4,05%; Têxteis Sanitários 5,20%; Plásticos 10.24%; Combustíveis não especificados 1,99%; Vidro 5,52%; Metais - 2.31%; Incombustíveis não especificados 1,55%; Resíduos domésticos especiais 0,57% e Elementos Finos – 12.32%.

Sistema de Resíduos Sólidos Urbanos

O sistema de resíduos urbanos engloba, no todo ou em parte, as seguintes componentes técnicas:

  1. Produção;
  2. Remoção:
    1. Deposição;
    2. Deposição selectiva;
    3. Recolha;
    4. Recolha selectiva;
    5. Transporte.
  3. Armazenagem;
  4. Estação de Transferência;
  5. Valorização ou Recuperação;
  6. Tratamento;
  7. Reutilização;
  8. Eliminação;
  9. Estação de triagem.

Mais informação

Deposição de RSU

Os resíduos urbanos devem ser convenientemente acondicionados em sacos bem fechados, permitindo a deposição adequada nos contentores por forma a evitar o seu espalhamento na via pública.

Para a deposição de resíduos urbanos a Câmara Municipal de Águeda põe à disposição dos utentes os seguintes tipos de recipientes:

  • Papeleiras e contentores normalizados, destinados a deposição de desperdícios produzidos na via púbica e outros materiais que resultem da limpeza urbana;
  • Contentores de 800 litros de capacidade, colocados na via pública para uso geral nos termos da deposição de resíduos urbanos domésticos;
  • Outros recipientes que a Câmara Municipal de Águeda vier a adoptar para recolhas especiais, designadamente para os dejectos caninos.

Imagens

Recolha e Transporte de RSU

O Município de Águeda encontra-se servido em toda a sua área geográfica com um sistema de recolha de resíduos sólidos urbanos. Nas localidades de maior incidência urbana a frequência de recolha dos resíduos indiferenciados é diária. Fora daqueles perímetros a recolha varia entre um e três dia por semana.

Após a recolha os resíduos são transportados em viaturas próprias devidamente identificadas e equipadas com caixas compactadores para o destino final:

Aterro Sanitário Multimunicipal de Aveiro

Recolha e Transporte de "Monos"

Resíduos domésticos volumosos (monstros ou monos) são objectos volumosos provenientes ou não de habitações que, pela sua dimensão, volume, forma ou peso, não possam ser recolhidos pelos meios normais de remoção.

A remoção dos RSU de grandes dimensões, denominados monos ou monstros, é realizado do seguinte modo:

  • Solicitação do serviço: basta telefonar para o número 800 203 197;
  • Os serviços municipais deslocam-se ao domicílio, acordando previamente o dia e a hora da prestação do serviço:
  • O serviço é gratuito.

RSU - Indicadores

A capacidade de contentorização instalada no concelho de Águeda é de 1734 contentores de 800 litros de capacidade.

Em 2007 a produção anual de RSU, no concelho de Águeda, foi de 16600 toneladas, dos quais 15421 toneladas são resíduos indiferenciados.

Em termos de capitação tal representa 338 Kg/hab/ano, ou seja, 0,927Kg/hab/dia.

Mais informação

Deposição e Recolha Selectiva

Para efeitos de deposição selectiva, são ainda de considerar os:

ECOPONTOS - baterias de contentores destinadas a receber fracções valorizáveis de resíduos urbanos.

O que é um Ecoponto?

É um conjunto de contentores, de cores diferentes, colocados em lugares públicos, onde podem ser colocados, separadamente, diversos materiais.

Neste momento o concelho dispõe de 109 ECOPONTOS e 71 vidrões isolados, o que se traduz numa capitação de 1 Ecoponto/ 450 habitantes (A União Europeia estabelece como meta: 1 Ecoponto/500 habitantes).

Onde está o meu Ecoponto?

No ecoponto devem ser colocadas:

CONTENTOR AMARELO:

Latas de bebidas, latas de conserva, aerossóis, tabuleiros de alumínio, garrafas, garrafões e frascos de plástico, sacos de plástico e esferovite limpa.

CONTENTOR AZUL:

Jornais, revistas, papel de escrita e impressão e embalagens de papel e cartão.

CONTENTOR VERDE:

Garrafas, frascos e boiões de vidro.

PILHÕES:

Todo o tipo de pilhas.

 
Nota importante:
Antes de colocadas no ecoponto, as embalagens devem ser sempre bem escorridas e espalmadas para reduzir o espaço que ocupam quer em casa quer no ecoponto.

 

Recolha Selectiva – Indicadores

No município de Águeda encontram-se instalados 107 ECOPONTOS (compostos por um vidrão, um embalão e um papelão) e 74 vidrões isolados.

Em 2007 o município de Águeda enviou, para reciclagem, 123 Ton. de embalagens de plástico e metal, 340 Ton. de papel e 716 Ton. de vidro.

Em termos de capitação tal representa 2,5 Kg/hab/ano de embalagens de plástico e metal, 6,9 Kg/hab/ano de papel e 14,6 Kg/hab/ano de vidro.

Mais informação

Projectos de Recolhas Especiais

Recolha de consumíveis informáticos e telemóveis fora de uso

Recolha de resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos - REEE

Recolha de pilhas

Projecto Tampinhas

Algumas dicas...

  • Use sacos para guardar os resíduos e não se esqueça de os atar antes de os pôr no contentor;
  • Quando colocar os resíduos no contentor tenha sempre o cuidado de o deixar fechado;
  • Separe os resíduos: vidro no vidrão, papel no papelão, embalagens de metal e plástico no embalão e pilhas no pilhão;
  • Não deite o lixo no chão, use as papeleiras;
  • Se tiver electrodomésticos, móveis e outros resíduos de grande dimensão de que se queira desfazer, ligue o 800203197.

Tarifário dos Resíduos Sólidos Urbanos

Tarifário dos Resíduos Sólidos Urbanos no Concelho de Águeda

LEGISLAÇÃO

Regulamento de Resíduos Sólidos do Município de Águeda

Informações Gerais

Em caso de dúvidas ou esclarecimentos contacte a Câmara Municipal através do telefone 234610070 ou do endereço electrónico geral@cm-agueda.pt