Passar para o Conteúdo Principal Top
Hoje
Máx C
Mín C

Resíduos com Valor

Máquina de recolha de resíduos, em troca de benefício, numa ação designada “Resíduos com valor!”

Foto maquina(1)

No âmbito do Projeto Laboratório Vivo para a Descarbonização – Águeda Sm@rt City Lab, foi adquirida uma máquina de recolha de resíduos destinada a contribuir para uma gestão mais eficaz, quer para a redução dos resíduos gerados pelos cidadãos e pelo comércio, quer para a separação e valorização dos resíduos produzidos, promovendo ações que visem a sensibilização e o aumento da separação de resíduos. Proposta de Normas de Utilização submetida e aprovada previamente em Executivo Municipal e Assembleia Municipal.
Esta iniciativa inovadora, que se encontra a ser implementada no Município de Águeda, visa promover a separação e valorização dos resíduos produzidos, nomeadamente embalagens de bebidas (garrafas) em plástico (tipo PET), vidro e latas (até 2 litros), entre outras. O projeto cruza os seus objetivos com os princípios da sustentabilidade e economia circular, a promoção do concelho e da economia local, mas também com a solidariedade e a dinamização de parcerias locais.
Pretende-se, assim, atribuir benefícios aos cidadãos que contribuam para a separação e reciclagem dos resíduos de embalagem, contribuindo ativamente para a construção de uma comunidade mais amiga do ambiente. É com este contexto e mediante o uso desta solução, que se deseja sensibilizar para a separação de resíduos, aumentando assim os níveis da recolha seletiva e de reciclagem.
A aquisição deste equipamento enquadra-se no projeto Laboratório Vivo para a Descarbonização (LVpD) Águeda Sm@rt City Lab, no qual o Município de Águeda é beneficiário, e foi cofinanciada pelo Fundo Ambiental.

 

Normas de utilização - Consulte aqui as normas de utilização da máquina de recolha de resíduos

 

Acumulação e troca de pontos

1. O talão emitido pela máquina traduz em pontos o(s) resíduo(s) introduzido(s) para valorização, conforme:
• Garrafas de plástico (tipo PET) - 5 pontos
• Latas - 3 pontos
• Garrafas de vidro - 2 pontos

2. Os pontos acumulados poderão ser trocados por diverso material (e.g. sacos reutilizáveis, kits domésticos de reciclagem, redutores de caudal, etc.), por entradas nas Piscinas Municipais de Águeda, por entradas em Museus, entre outros, conforme:
• 100 pontos – poderão ser trocados por: 1 saco ecológico ou 1 kit de ecopontos ou 1 garrafa de água reutilizável;
• 250 pontos – poderão ser trocados por: 2 entradas nas Piscinas Municipais de Águeda ou 2 entradas no Museu Ferroviário de Macinhata do Vouga;

3. Com o decurso da iniciativa poderão ser introduzidos outros produtos/benefícios para troca de pontos, de valor equivalente aos elencados no número 2.

 


Locais onde pode trocar os seus pontos:

  • Laboratório Vivo para a Descarbonização – Águeda Sm@rt City Lab
    Rua Luís de Camões, n.º 44
    Águeda
    Horário de funcionamento:
    3.ª e 5.ª feira – 14h às 18h
    Sábados – das 09h00 às 12h30
  • Posto de Turismo
    Largo Dr. João Elísio Sucena
    Águeda
    Horário de funcionamento:
    3ª feira a Domingo das 10h às 13h e das 14h às 18h
    Encerrado às segundas e feriados