Passar para o Conteúdo Principal Top
Hoje
Máx C
Mín C

Smarta 2

sm2

O projeto SMARTA 2 – Promoção da Mobilidade Sustentável partilhada, interconectada com Transportes Públicos, nas Zonas Rurais Europeias (Demonstradores), visa a implementação de 4 projetos demonstradores de mobilidade partilhada sustentável, interligada ao transporte público em zonas rurais, podendo incluir serviços multimodais de informações sobre viagens. Para o efeito, integram o projeto quatro entidades parceiras: Tirol Oriental (Áustria), Trikala (Grécia), Brasov (Roménia) e Águeda (Portugal), que já se encontram a implementar serviços de mobilidade rural partilhada ou pretendem fazê-lo num futuro próximo, ou se encontram atualmente a estudar a implementação de novos serviços para complementar os serviços de mobilidade existente (GR, PT) ou iniciar uma nova era de soluções de mobilidade partilhada (RO).

 

smarta

 

A mobilidade nestas áreas é atualmente muito dependente do uso do carro particular, como resultado da baixa densidade populacional e da disseminação dos cidadãos no território. As famílias geralmente possuem dois ou mais veículos para atender às suas necessidades de mobilidade, o que resulta em altos custos ambientais e económicos.
Águeda já possui um sistema de bicicletas elétricas partilhadas em funcionamento, que será alargado para a implementação desde projeto demonstrador, com a disponibilização de mais 10 estações de carregamento e parqueamento e 15 bicicletas elétricas (2 estações e 3 bicicletas elétricas por freguesia), que ocorrerá em território servido pela Linha do Vouga, tendo sido identificadas as seguintes freguesias e uniões de freguesia: União das Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira; União das Freguesias de Recardães e Espinhel; União das Freguesias da Trofa, Segadães e Lamas do Vouga; Freguesia de Valongo do Vouga e Freguesia de Macinhata do Vouga. Estas cinco freguesias cobrem uma área de 122,27 km2 e têm uma população total de 21.257 habitantes, sendo que muitos dos jovens que nelas residem têm de frequentar escolas localizadas no centro da cidade de Águeda e têm a necessidade de se deslocarem todos os dias. Sendo esta a população mais recetiva a novas experiências e comportamentos, os alunos são o principal grupo-alvo para este projeto, especialmente os que viajam diariamente para a cidade de Águeda para frequentar o ensino secundário ou universitário. O demonstrador também poderá ser complementado pela DRT- Demand Responsive Transport (Transporte Responsivo de Procura) com um mini-autocarro, que pode ser usado para suprimir a procura dos idosos e de pessoas com mobilidade reduzida.

O projeto SMARTA 2 teve o seu início em setembro de 2019 e terá o seu término em março de 2021.

 

logo-move Orçamento: o valor total para o Município de Águeda é de 98.350,00 €, financiado pela UE a 100% (MOVE/B4/2018-567).

 

Para mais informação consulte:
Website: https://ruralsharedmobility.eu/smarta-2/
ou contacte: A Divisão de Ambiente e Sustentabilidade da Câmara Municipal de Águeda:
dv-as@cm-agueda.pt.

 

Brochuras  - Português

Smarta 2 - Munícipes

Smarta 2 - Entidades

 

Brochuras - Inglês

Smarta 2 - Citizens

Smarta 2 - Authorities

 

uniao-europeia-logo-v2