Passar para o Conteúdo Principal Top
Hoje
Máx C
Mín C

Positive Drive

Positive Drive: Aplicação para telemóvel

A realização de pequenos percursos a pé ou de bicicleta é reconhecida como sendo positiva para a saúde individual e pública. É contudo necessário ultrapassar um conjunto de preconceitos que condicionam as nossas rotinas diárias.

No sentido de apoiar e incentivar a escolha de meios de mobilidade ativa, o Município vem disponibilizar, no âmbito do projeto TRACE, a APP para telemóveis Positive Drive. Através de uma abordagem inovadora a APP recompensa as escolhas corretas na mobilidade.

Versão para Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.pd

Versão para iOS (iPhone, iPad): https://itunes.apple.com/us/app/positive-drive/id547954254?mt=8

 

Positive Drive no TRACE

O Município de Águeda valoriza a sustentabilidade como forma de estar, reconhecendo a necessidade de efetuar um caminho de adaptação aos novos desafios da sociedade, promovendo a qualidade de vida dos seus munícipes.

É no seguimento desta postura que o Município encontra-se a participar conjuntamente com outras 11 instituições de 8 países da Europa, no projeto TRACE (http://h2020-trace.eu/). Este projeto estabelece medidas para promover o ciclismo e o pedestrianismo nas deslocações para os locais de trabalho, de estudo, para a realização de compras ou simplesmente em deslocações de lazer. Mais particularmente, o TRACE avaliará o potencial das TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) baseadas em serviços de georreferenciação e monitorização para otimizar o planeamento e implementação das referidas medidas, tornando-as mais apelativas, de maneira a aumentar o seu potencial impacto.

 

Plataforma / piloto Positive Drive

No âmbito do projeto TRACE irá ser desenvolvido em Águeda o piloto de mudança comportamental Positive Drive, baseado no uso de uma aplicação para smartphones desenvolvida para incentivar o uso da bicicleta pela Ijsberg Holding BV, parceiros holandeses neste projeto. Pela participação no TRACE, esta aplicação foi melhorada no sentido de permitir o reconhecimento automático de diversos meios de transporte suave, tendo-se acrescentado a caminhada, uso de transporte público, partilha de veículos, entre outras ferramentas disponíveis.

Positive Drive é a primeira APP que através de uma dinâmica lúdica (gamification) permite recompensar positivamente o comportamento do utilizador em relação às escolhas de mobilidade. Fazendo uso das novas tecnologias os usuários são incentivados a ser parte ativa na resolução de problemas atuais e futuros: congestionamento rodoviário, estacionamento indevido / abusivo, (in)segurança rodoviária, aumento das emissões de CO2. Estes objetivos são alcançados pelo encorajamento do ciclismo, da caminhada, ou simplesmente pela eficiência na escolha dos trajetos, por exemplo.

Pelo recurso à mobilidade ativa os utilizadores realizam atividade física, com os benefícios individuais inerentes. Mas não só. O ambiente e a saúde também repercutem positivamente as escolhas individuais de transporte, quando estas recaem em meios de deslocação sustentáveis. O uso de meios de mobilidade suave diminui as emissões de micropartículas, de CO2 e de outros gases com efeito de estufa, os quais têm influência sobre as alterações climáticas globais, afetando também negativamente a qualidade do ar, com os prejuízos a nível da saúde individual e pública que são amplamente conhecidos.

 

Porquê Positive Drive? Porque a mobilidade deve ser mais positiva!

Recompensar bons comportamentos (reforço positivo) é mais eficiente do que penalizar os comportamentos que queremos desincentivar (reforço negativo).

O Positive Drive vem testar um método mais positivo para a regulação do trânsito em espaços urbanos ao impulsionar os utilizadores da APP para o caminho da sustentabilidade, adotando comportamentos e opções de mobilidade que se querem duradouros.

A APP Positive Drive para telemóveis poderá ser descarregada gratuitamente a partir da PlayStore ou da AppleStore. Esta aplicação foi desenvolvida para smartphones com IOS 8 ou superiores, e para versões Android superiores a 4.1. Para a sua utilização é necessário ter a localização do GPS ativa e cobertura de rede 3G ou 4G. Poderá registar os seus trajetos não sendo, contudo, necessário manter os dados móveis ligados durante a gravação do percurso.

 

Como funciona?

O utilizador deverá criar o seu perfil para registo dos trajetos efetuados, sendo condição obrigatória que tenha mais de 18 anos de idade.

A APP Positive Drive regista os percursos efetuados e recompensa os utilizadores de meios de mobilidade ativa, transformando a distância assim percorrida em pontos que são designados (s)miles. Cada quilómetro efetuado vale um (s)mile!

Para iniciar o trajeto, simplesmente carregue no botão “GO”. Os pontos GPS serão assinalados (em média) cada 100 metros, o encadeamento destes pontos formará uma linha que irá definir o caminho realizado. Quando o percurso estiver completo, deve carregar no botão “Finish”. Receberá imediatamente uma informação prévia que inclui um mapa com o trajeto efetuado, bem como algumas estatísticas acerca do percurso (como velocidade média ou distância percorrida). Estes trajetos serão processados antes de poderem ser transformados em “(s)miles”. Para efetuar o processamento dos trajetos deverá contar com ligação a internet.

Os (s)miles assim recebidos podem ser usados no separador “Jogar”, onde encontrará uma tômbola cheia de recompensas para os utilizadores da APP que tenham conseguido o número de pontos necessários. Quanto mais andar a pé ou de bicicleta, mais (s)miles acumula, recebendo mais recompensas pelas suas escolhas em mobilidade.

A zona de jogo (gamezone) de Águeda da APP Positive Drive estará ativa durante os meses de outubro e novembro, no âmbito do projeto TRACE.

Pode consultar as condições de participação em: http://www.positivedriveapp.com

 

 

Faça download da APP e fique atento aos desafios! Ajude a melhorar o seu ambiente e receba ainda recompensas por isso!

 

Poster_PDtrace_A5_v1_print

TRACE_FLYER_A5_web_final