Passar para o Conteúdo Principal
Hoje
Máx C
Facebook
AguedaTv
Share
RSS

Educação para o Ambiente e o Desenvolvimento Sustentável

A educação para o desenvolvimento sustentável permite a todo ser humano adquirir conhecimento, habilidades, atitudes e valores necessários para formar um futuro sustentável, promove competências como pensamento crítico, reflexão sobre cenários futuros e tomadas de decisão de forma colaborativa (UNESCO).


A educação para o futuro (e presente) sustentável significa incluir questões-chave sobre o desenvolvimento sustentável no quotidiano dos cidadãos, mas também no ensino e na aprendizagem ao longo da vida, por exemplo temas como as alterações climáticas, redução de riscos de desastres, biodiversidade, cidadania, consumo sustentável, resíduos, energia e água são apenas alguns dos muitos que se podem abordar e trabalhar. Também requer métodos participativos de ensino, aprendizagem e comunicação para motivar e capacitar alunos e demais comunidade a mudar os seus comportamentos e tomar uma atitude em favor do desenvolvimento sustentável. Do plano à ação… do local ao global!

A Câmara Municipal de Águeda tem promovido um conjunto de ações junto da comunidade em particular: escolas, empresas, IPSS, juntas de freguesia. Algumas destas ações de sensibilização e mobilização para a ação passam por projetos específicos com a comunidade escolar como o projeto Escolas Sustentáveis e o Eco-escolas, ou por ações como:

Comemoração de dias/semanas temáticas/Efemérides;
Dia da Terra (22 de abril)
Dia da Energia
Dia Internacional das Zonas Húmidas
Dia da Biodiversidade
Hora do Planeta
Semana do Ambiente e da Sustentabilidade
Semana Europeia da Prevenção dos Resíduos
Semana Europeia da Mobilidade

Ações de Sensibilização e formação;
Ateliers temáticos;
Palestras/Workshop;
Visitas de Estudo;
Exposições;
Entre outras atividades.