Passar para o Conteúdo Principal Top
Hoje
Máx C
Mín C

Ações

O Águeda Sm@rt City Lab integra um conjunto de soluções (tecnológicas e não tecnológicas) formuladas em conjunto com os cidadãos, empresas e centros de conhecimento nos domínios da mobilidade, energia, edifícios, economia circular e ambiente.

 

laboratorio-acoes

 

iei

1. Implementação de shuttle urbano elétrico
Breve descrição: Definição e implementação de uma rota de um shuttle urbano elétrico, um meio de transporte público de ligação entre a cota alta e a cota baixa da cidade e entre diversos locais/serviços de referência (Centro de Saúde, Mercado Municipal, escolas, entre outros).

2. Implementação de sistema de carsharing
Breve descrição: implementação de uma solução integrada de mobilidade elétrica para partilha de veículos – carsharing. Este sistema alternativo de aluguer de viaturas, através de uma plataforma/aplicação, permite ter a flexibilidade do automóvel individual, mas com menores impactos ambientais, uma vez que reduz a necessidade de aquisição de viaturas individuais e que as utilizadas no sistema são elétricas. Isto é, o cliente individual ou empresa pode usufruir do veículo apenas nos horários e deslocações que necessitar, colocando-o à disposição de outro utilizador nos períodos em que não necessite de fazer deslocações. Do ponto de vista económico-financeiro esta solução permite uma redução dos custos com mobilidade e a eliminação do impacto das variações do preço dos combustíveis nos custos da mobilidade.

3. Instalação de sistema inteligente de gestão de estacionamento
Breve descrição: Implementação de um sistema inteligente de gestão do estacionamento, através da análise em tempo real (com recurso a sensores e sistemas de registo de fluxos) da ocupação em parques de estacionamento e disponibilização de informação sobre os lugares vagos em aplicação móvel e painéis informativos nas principais entradas da cidade. Deste modo, pretende-se tornar mais eficiente a procura de estacionamento e encaminhar os automobilistas para o parque com lugares disponíveis, evitando deslocações desnecessárias, em especial no centro da cidade.

4. Implementação de soluções para carregamento de veículos elétricos
Breve descrição: Implementação de 2 postos de carregamento, alargando a rede de postos de carregamento de veículos elétricos da cidade de Águeda. Um posto de carregamento estará disponível junto ao edifício dos Bombeiros Voluntários de Águeda. Estará disponível outro posto de carregamento junto ao Espaço Multigeracional tendo em conta a articulação com o sistema de carsharing e outro no estacionamento do Mercado Municipal.

5. Implementação de sistema de gestão de resíduos diferenciados
Breve descrição: Instalação de compactador e de sensores móveis dos níveis de enchimento (20 sensores de ultrassons) nos ecopontos existentes no Águeda Sm@rt City Lab, para avaliação do volume de resíduos diferenciados. Máquina de separação de resíduos (maquina de logística reversa). O objetivo é aumentar a reciclagem e otimizar as recolhas.

6. Instalação de sistema de gestão de rega inteligente
Breve descrição: Instalação de sensores de medição da humidade no solo e de outros parâmetros ambientais que influenciam a evapotranspiração (temperatura do ar, por exemplo), que acionem o sistema de rega apenas quando necessário ou por períodos mais reduzidos, e serão ajustados os dispersores de rega, de forma que a água seja direcionada apenas para o espaço verde. Estão em avaliação quatro possíveis localizações para testar esta solução.

7. Implementação de medidas de promoção/monitorização da qualidade do ar
Breve descrição: Instalação de redutores de emissões (com resultados comprovados pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes) nos vinte e um veículos de passageiros da frota municipal. Estes veículos de serviço estão regularmente a circular pela cidade perspetivando-se, com esta medida, um impacto positivo na redução de emissões de gases poluentes.

8. Instalação de pavimentos geradores de energia
Breve descrição: Teste piloto de instalação de pavimento de produção de energia cinética através dos passos dos peões e passagens de bicicletas. O pavimento será instalado no largo António Breda, junto à Escola Secundária Marques Castilho, prevendo-se a mobilização do público escolar no teste desta tecnologia. Também em avaliação a implementação de um pavimento gerador de energia por via da desaceleração de veículos automóveis junto a uma passadeira com vista ao aumento da segurança para peões e aproveitamento da energia gerada no processo para a geração de energia elétrica para a sinalização da passadeira.

9. Espaço “Águeda Sm@rt City Lab”
Breve descrição: Implementação de um espaço de interpretação e dinamização do Laboratório, aberto à comunidade, no qual os aguedenses poderão conhecer as tecnologias em teste no seu território, ter informação sobre atividades e formas de participação, participar em atividades dinamizadas no âmbito das temáticas do Laboratório (mobilidade, eficiência energética/edifícios, economia circular e ambiente).

10. Implementação de sistema inteligente de gestão de iluminação pública e sistema de análise de fluxos
Breve descrição: Instalação de sistema inteligente de gestão da iluminação pública e sistema de análise de fluxos. O local selecionado é o servido pelo PT150 que abrange toda a iluminação exterior do edifício da Câmara Municipal e da Rua Adolfo Portela, tendo em conta que esta área ainda não se encontra abrangida pelo sistema inteligente (smart grid) de gestão de iluminação pública. De acordo com o trabalho realizado verificou-se a existência de luminárias com uma potência de 400W que podem ser substituídas por luminárias a LED com potência de 100W, obtendo-se a mesma intensidade de luz.

11. Instalação de mobiliário urbano inteligente
Breve descrição: Instalação de mobiliário urbano inteligente, mais atrativo, confortável e com funcionalidades inovadoras, tais como bancos com portas USB para carregamento de dispositivos móveis e integração com os sistemas de wifi da cidade, equipamento multimédia – mupi interativo e um sistema de autoconsumo solar fotovoltaico associado à cobertura de um parque de estacionamento. Em breve estará disponível a localização destes novos elementos que poderá usar.

 

pcs

1. Implementação de iniciativas de promoção da mobilidade sustentável

2. Implementação de medidas de sustentabilidade ambiental e de geração de energia no evento “AgitÁgueda”

3. Criação da plataforma "Lixo que não é lixo"

4. Avaliação e otimização do uso eficiente da energia no setor residencial

5. Dinamização do Espaço “Águeda Sm@rt City Lab”

6. Desenvolvimento de APP para registo de comportamentos/desafios à comunidade

 

ges

1. Equipa técnica de gestão do Águeda Sm@rt City Lab
Breve descrição: Equipa técnica do município, responsável pela gestão do Águeda Sm@rt City Lab sempre contactável através do email: laboratoriodescarbonizacao@cm-agueda.pt ou pelo contacto telefónico: 234 180 197.

2. Desenvolvimento de plataforma de agregação e gestão de dados
Breve descrição: plataforma de agregação e gestão de dados tendo em vista uma gestão transversal e centralizada da informação proveniente dos vários sistemas inteligentes instalados na área do Laboratório assim como outros dados relacionados com a mudança comportamental da população. A plataforma corresponde a uma ferramenta que permite informar e apoiar a decisão uma vez que o cruzamento dos diferentes dados permitirá ao Município de Águeda implementar medidas e ações concertadas com a situação atual desta área da cidade. Esta plataforma centralizará o sistema de monitorização da implementação do Águeda Sm@rt City Lab, nomeadamente os dados de entrada, processamento e divulgação dos resultados previstos.
Mais informação e funcionalidades a que poderá ter acesso disponibilizadas brevemente.

 

atcomun

1. Implementação do Plano de ativação e de comunicação do Águeda Sm@rt City Lab
Breve descrição: Implementação de um conjunto de atividades para promover as operações do Plano de Implementação e os respetivos resultados assim como o envolvimento da comunidade em processos de cocriação e apropriação das novas tecnologias implementadas no Laboratório.
Mais informações sobre calendário de atividades e como participar estarão brevemente disponíveis.
Para já pode ir acompanhando através da newsletter que preparamos mensalmente para si, disponível aqui

 

de

1. Implementação do Plano para a divulgação e exploração dos resultados do Águeda Sm@rt City Lab
Breve descrição: No final dos dez meses de implementação iremos divulgar, refletir, debater resultados e desafios. Será um momento único para toda a comunidade participar, para divulgarmos o que, em conjunto, fomos capazes de alcançar e para inspirar outros a fazer parte da mudança. Oportunamente divulgar-se-ão mais pormenores destes momentos finais.