Passar para o Conteúdo Principal
Hoje
Máx C
Facebook
AguedaTv
Share
RSS

Pista Check-Up

A Pista Check-Up de Águeda está implementada numa das zonas mais agradáveis da cidade, na margem norte do rio Águeda, recentemente requalificada no âmbito do Programa Integrado de Regeneração Urbana da Cidade de Águeda, e que visa melhorar as condições de vida de todos os cidadãos.

É intenção da Autarquia disponibilizar à população uma Pista Check-up, partindo do conceito “Avalia-te a ti próprio” que envolve e responsabiliza as populações na prevenção e vigilância da sua própria saúde. A Autarquia pretende beneficiar a população em geral e respeitar a dinâmica moderna da preocupação que todos têm, de um modo geral, com a saúde preventiva, quer a nível pessoal, quer a nível das entidades públicas, pelos custos que a saúde acarreta à sociedade.

As Pistas Check-up consistem na integração de equipamentos de check-up e painéis informativos em percursos pedestres ou ciclovias, que permitem aos utilizadores fazerem uma autoavaliação do seu estado de saúde. Com este conceito inovador, os utilizadores beneficiarão do acesso a um circuito de lazer e manutenção, que lhes permite ao mesmo tempo obter informação sobre o seu estado de saúde, assegurando assim a prevenção e vigilância da sua saúde. Este projeto acarreta também vantagens consideráveis em termos de custos com a saúde já que permite reduzir os gastos com diagnóstico e/ou malformações.

Para além de um percurso pedestre com painéis informativos, a Pista Check-up de Águeda dispõe ainda de um Centro de Check-up, com vários equipamentos de avaliação do estado de saúde como urofluxómetro, podoscópio, tensiómetro, balança e craveira, fita métrica e oxímero.

Benefícios

- Acesso a um circuito de lazer e manutenção; - Informação sobre o estado de saúde;
- Prevenção e vigilância da sua própria saúde; - Melhoria na Saúde Pública;

- Redução de custos no diagonóstico de doenças e/ou malformações;
- Valorização de infra-estruturas pré-existentes.

Estudo Saúde Mental (Iberia):

- 40% diminuição no consumo de medicamentos;
- 72,5% diminuição no consumo de ansiolíticos; - 70% diminuição de stress;
- 87,5% melhoria de bem estar geral;
- 65% perda de peso/melhoria estética;
- 20% melhoria do estado clínico.

 

Folheto