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Águeda recebe a VI edição do Seminário para o Associativismo

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16 Fevereiro 2016

A Câmara Municipal de Águeda promove, numa iniciativa conjunta com a d'Orfeu AC, de 2 a 5 de março, o VI Seminário para o Associativismo.

Tendo em conta o êxito alcançado nas cinco edições anteriores, em que participaram centenas de dirigentes associativos tanto de Águeda como de outros pontos do país, o VI Seminário para o Associativismo irá decorrer entre a Câmara Municipal, o espaço d´Orfeu e a Biblioteca Municipal Manuel Alegre (BMMA). Estratégias Associativas, Financiamento, Fiscalidade e Contabilidade Associativa, Comunicação, Som e Iluminação serão alguns dos ateliers propostos para esta edição. Durante quatro dias, três espaços, seis workshops distintos e uma equipa de formadores especializada na atividade cultural, desde a conceção de um projeto até à sua divulgação e documentação.

O Seminário para o Associativismo pretende ser assim uma inspiradora experiência coletiva de formação, conferindo aos participantes oportunidades únicas para desenvolver as suas competências no contexto associativo, ao mesmo tempo que podem esclarecer dúvidas e melhorar práticas já implementadas nas suas organizações. Este Seminário baseia-se, em boa medida, na partilha da experiência associativa e cultural acumulada pela d’Orfeu, associação reconhecida por via da sua constante atividade artística e pela sua vasta rede de parcerias, que revela uma capacidade aglutinadora de interesses.

A abertura oficial do Seminário está marcada para o dia 2 de março, às 18h30, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Águeda, aberta à imprensa e à comunidade, seguindo-se o atelier “Do projeto à prática”. Nos dias 3 e 4 de março os módulos teórico-práticos têm um horário pós-laboral, alternando entre a Sala de Formação da Câmara Municipal de Águeda e o Espaço d'Orfeu. No sábado, 5 de março, a partir das 18 horas, a sessão de encerramento decorrerá na Biblioteca Municipal, contando com um Debate sobre os resultados e as experiências desta 6ª edição. Este momento será a oportunidade de partilha e esclarecimento das temáticas abordadas durante as mais de 17 horas de formação.

O VI Seminário para o Associativismo é dirigido aos membros das associações do concelho de Águeda, mas está aberto à participação de todos os interessados. Cada associação pode inscrever quantos participantes desejar, num ou em vários workshops, sendo aceite por ordem de chegada.

As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias e limitadas à lotação dos espaços e dos workshops. Para efetuar a inscrição ou obter mais informações deve contactar o Gabinete do Associativismo da Câmara Municipal de Águeda, através do telefone 234610070 (ext. 1236) ou através do endereço de correio-electrónico associativismo@cm-agueda.pt.

PROGRAMA
QUARTA 2 MARÇO

Câmara Municipal - Salão Nobre
18h30 | Sessão de Abertura
Câmara Municipal - Sala de Formação
19h00-20h00 e 21h00-23h00 | Do Projeto à Prática, por Pedro Fernandes
Desenvolvimento de ideias. Definição de objetivos. Planeamento e produção. Balanço e medição de resultados

QUINTA 3 MARÇO

Câmara Municipal - Sala de Formação
18h00-20h00 | Estratégias Associativas, por Paulo Xavier
Estrutura organizacional. Motivação de equipas. Dinâmicas de Grupos. Voluntariado e participação.
21h00-23h00 | Financiamento, por Luís Fernandes
Programas de financiamento. Candidaturas nacionais.

SEXTA 4 MARÇO

Câmara Municipal - Sala de Formação
18h00-20h00 | Fiscalidade e Contabilidade Administrativa, por Isabel Tavares
Enquadramento legal e jurídico das Associações. Normativo Contabilístico e Fiscal das Entidades do Setor Não Lucrativo (ESNL).
21h00-23h00 | Comunicação, por Paula Pinheiro
Comunicação Web. Estruturação de cartazes. Relação com jornalistas.
SÁBADO 5 MARÇO

Espaço d'Orfeu
10h00-13h00 e 14h30-17h30 | Som e Iluminação, por José Veiga (som), Luís Silva (iluminação) e Célia Correia(formador e assistente)
Considerações técnicas e esquemas do sistema. Loudness – perceção auditiva da pressão sonora. Som ao vivo: regras, leis e segurança; eletricidade; logística; especificações técnicas; plano de palco e montagem. Posicionamento de altifalantes. Subs e altifalantes de graves. Lista de canais. Teste de som.
Abordagem do sistema de iluminação, gerador/quadro, lei de ohm. Rider técnico, organização do trabalho, métodos e procedimentos. Projetores convencionais. Sistema de controlo. Autómatos de iluminação.
18h00-19h30 | Consultório Associativo, Debate e Encerramento

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