Passar para o Conteúdo Principal Top
Hoje
Máx C
Mín C

Centro de Marcha e Corrida caminhou pela prevenção do cancro

Corrida 1 1024 2500
10 Fevereiro 2015

O Centro Municipal de Marcha e Corrida de Águeda organizou, no domingo, dia 8 de fevereiro, uma corrida/caminhada para assinalar o Dia Internacional da Luta contra o Cancro.

A iniciativa foi precedida de uma palestra no auditório da Biblioteca Municipal Manuel Alegre, que encheu para ouvir as palavras do professor Eduardo Oliveira, fisiologista da equipa de futebol profissional do Braga B e especialista na atividade física de prevenção de doenças oncológicas.


Durante a palestra, Eduardo Oliveira alertou para as mais-valias para os doentes oncológicos a pratica do exercício fisico, mesmo durante os tratamentos a que estejam a ser sujeitos. “É importante, até para o estado de cada doente, que a atividade física não pare, uma vez que existem estudos que referem o importante benefício da prática desportiva em doentes do foro oncológico”, afirmou.


A criação do centro de marcha e corrida, uma aposta da autarquia, também mereceu uma palavra de elogio do palestrante: “Esta aposta do município nos centros de marcha e corrida, com a atividade que desenvolvem, contribui para a melhoria da qualidade de vida e da saúde das suas populações, algo que devemos assinalar com grande mérito”, referiu.


O vereador do desporto da Câmara Municipal de Águeda, Edson Santos, voltou a evidenciar a aposta da autarquia no lema “Desporto para Todos”, dando especial ênfase ao protocolo assinado com o Centro de Saúde de Águeda, que permite fazer a ligação do Desporto à Saúde dos aguedenses. “Esta parceria que fizemos ao abrigo da atividade desenvolvida pelo Centro Municipal de Marcha e Corrida é uma mais-valia no combate à obesidade e ao sedentarismo, e estou certo de que estamos, com este serviço, a contribuir para a melhoria da qualidade de vida de todos os cidadãos do município de Águeda”, disse, elogiando ainda o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelos voluntários aguedenses da Liga Portuguesa Contra o Cancro, coordenados pela professora Vanessa Costa, destacando a colaboração prestada para a realização de mais uma atividade no concelho.