Passar para o Conteúdo Principal Top
Hoje
Máx C
Mín C

Inauguração do Centro Educativo de Valongo do Vouga

Dsc09456 1 1024 2500
03 Julho 2017

Teve lugar no dia 23 de junho, sexta-feira, a inauguração do Centro Educativo de Valongo do Vouga, uma infraestrutura construída de raiz, cujo investimento superou os 1,9 milhões de euros (valor sem IVA).

Os convidados foram recebidos pelos alunos da escola com alegres canções de boas-vindas. A cerimónia teve a participação do Presidente da Câmara de Águeda, Gil Nadais, e do Presidente do Agrupamento de Escolas de Valongo do Vouga, Vítor Martins, bem como muitos pais, encarregados de educação, professores, alunos e auxiliares de educação daquele estabelecimento de ensino. De seguida foram oferecidos livros a todos os alunos pelas mãos do Presidente da Câmara e foram visitadas as instalações.

Na sessão inaugural, o Presidente do Agrupamento de Escolas de Valongo do Vouga, Vítor Martins, referiu que "com este novo Centro Educativo de Valongo do Vouga temos condições para fazer mais e melhor no processo de ensino-aprendizagem, e com as parcerias e toda a experiência acumulada de certeza que vamos conseguir ir mais além, renovar práticas e obter melhores resultados". Encerrou o seu discurso com um agradecimento a todos os que contribuíram para a realização e conclusão da obra, “de forma especial ao Senhor Presidente da Câmara por ter apostado na criação das melhores condições para o desenvolvimento de aprendizagens".

O Presidente da Câmara, Gil Nadais, frisou que “esta foi uma grande aposta do Executivo:dar a possibilidade de todos os alunos terem as mesmas condições de ensino-aprendizagem. Fizemos um esforço muito grande mas temos o concelho todo coberto com uma rede de escolas que acho que são exemplares”, destacando que “queremos dar as melhores condições para termos os melhores professores e alunos para garantirmos um melhor futuro”. “As paredes estão feitas, agora vem a parte mais importante: as pessoas e o que conseguimos fazer com elas e o que conseguimos dar aos alunos”, concluiu.

O Centro Educativo de Valongo do Vouga
O novo centro escolar integra a educação pré-escolar e o 1.º ciclo de ensino básico, sendo que o primeiro nível de ensino tem como área de abrangência a freguesia de Valongo do Vouga e o segundo, para além desta freguesia, abrange cumulativamente a União de freguesias de Préstimo e Macieira de Alcôba.

Capacidade do Centro Educativo: 4 salas de atividades (100 crianças do pré-escolar) e 8 salas de aulas (208 alunos do 1.º CEB)

O edifício subdivide-se em 2 blocos principais, com a seguinte compartimentação:
O bloco que se localiza mais a sul destina-se ao 1.º ciclo do ensino básico e é constituído por 2 pisos:
Piso 1: Biblioteca, instalações sanitárias, compartimentos de utilização para educadores e professores, sala polivalente (atividades educativas, de expressão dramática, de educação física, lúdicas e sociais, sendo um local privilegiado para o convívio, assim como para a realização de reuniões e festas) e 4 salas de aula.
Piso 2: 4 Salas de aula
O bloco localizado mais a norte é constituído apenas por um piso e integra os compartimentos que são destinados ao desenvolvimento das atividades do jardim de infância (salas de atividades, sala polivalente/componente de apoio à família e instalações sanitárias), bem como áreas técnicas e de arrecadação, o refeitório e as respetivas copas que são espaços de utilização para ambos os tipos de ensino.

O espaço exterior está dotado de um parque infantil, um campo de jogos polidesportivo, uma horta pedagógica, assim como diversas áreas ajardinadas e pavimentadas.

DSC09472