Passar para o Conteúdo Principal Top
Hoje
Máx C
Mín C

Turismo Industrial

 


No caso do Município de Águeda o Turismo Industrial consiste num produto turístico de elevado valor económico e cultural, capaz de atrair grupos de pessoas interessadas em conhecer a estrutura das empresas, as suas unidades produtivas, a forma de produção e a tecnologia empregada. Considerando o tecido empresarial Aguedense, a sua tradição e afirmação nacional, é elevado o potencial lúdico e histórico que leva os visitantes a conhecerem o passado e a história viva da indústria concelhia e nacional.


A localização estratégica privilegiada, próxima dos principais centros urbanos e de infraestruturas de transporte ferroviário, marítimo e aeroportuário, contribui também para que o concelho se apresente como um importante polo estratégico industrial, atrativo para investir, trabalhar, viver e também visitar!


Prova desta atratividade, é que Águeda apresenta uma oferta industrial variada (cerca de 5000 empresas, 700 das quais no ramo das indústrias transformadoras, INE, 2011) distribuída por setores tão diferentes como a cerâmica, do barro vermelho, de revestimento, decorativa e utilitária, vestuário, do metalomecânico ligeiro, da indústria do automóvel, das duas rodas, do habitat e mais recentemente do mobiliário metálico, da iluminação e da eletrónica.


Pela importância que esta dimensão industrial representa a nível histórico, económico-social e cultural para o concelho e face aos desafios que se colocam na captação de novos mercados turísticos, o Município de Águeda aposta na valorização e promoção do património industrial local, procurando aproximar o setor empresarial dos cidadãos e vice-versa. O objetivo desta aposta passa por fomentar nos cidadãos locais e nos turistas que nos visitam um maior conhecimento relativo ao processo produtivo de algumas indústrias importantes para Águeda, bem como transmitir e comprovar a importância e a influência que estas tiveram e têm no desenvolvimento socioeconómico do concelho, da região e de Portugal.