Educação :: Autarquia garante Apoio Psicológico nos Jardins-de-infância e 1.ª Ciclo
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Numa lógica de estreita articulação com os estabelecimentos de ensino, o Município de Águeda, coloca desde 2007 à disposição das (...)
Numa lógica de estreita articulação com os estabelecimentos de ensino, o Município de Águeda, coloca desde 2007 à disposição das escolas do pré-escolar e escolas do 1.º ciclo do Ensino Básico, o Serviço de Psicologia.
Este serviço visa colmatar as dificuldades sentidas pelas escolas do concelho, de forma a intervir eficazmente nas problemáticas das crianças, que apresentem dificuldades de aprendizagem, problemas cognitivos, comportamentais, e/ou emocionais (afectivo-relacionais), contribuindo, desta forma, para a promoção e ajuste psicológico das crianças, visando a sua plena integração e o estabelecimento de relações saudáveis entre os seus pares.
Esta resposta decorre maioritariamente no próprio estabelecimento de ensino onde a criança se encontra integrada, a fim de proporcionar um serviço de proximidade de forma a minimizar as alterações na sua rotina e da própria família, favorecendo também a articulação com os docentes e todos os intervenientes no seu processo educativo. Os restantes atendimentos são realizados no Gabinete de Atendimento Psicológico (GAPSI), situado no Fórum Municipal da Juventude.
Neste sentido, desde 2007 já foram solicitados e encaminhados para este serviço por parte dos estabelecimentos de ensino mais de 200 crianças.
Este espaço de atendimento, avaliação, aconselhamento e acompanhamento psicológico, não é apenas destinado às crianças mas também a pais e docentes, numa colaboração sempre que solicitada de aconselhamento de estratégias a implementar e adequar para a especificidade das características de determinadas crianças, ajudando-os a promover as competências sócio-emocionais.
Educação Sexual no 1.º Ciclo
Paralelamente ao apoio psicológico, este ano será dada continuidade à realização de Acções de Sensibilização no âmbito da Educação Sexual no 1º ciclo (Lei nº 60/2009 e Portaria n.º 196-A/2010), com vista à promoção da saúde física, psicológica e social da criança, tendo como objectivos principais:
- Identificar as diferentes partes do corpo e usar vocabulário adequado para as nomear;
- Reconhecer as principais diferenças existentes entre a anatomia feminina e masculina, contribuindo para que as crianças possam abordar estes temas de forma livre e descontraída;
- Identificar as alterações físicas e psicológicas ao longo do seu desenvolvimento; Crescer e modificar-se;
- Respeitar as opções de cada criança relativamente ao que gostam de brincar;
- Reconhecer que as diferentes profissões e actividades não são unicamente direccionadas para homens ou mulheres;
- Ilustrar a diversidade de sentimentos existentes, bem como, as diferentes formas de o expressar;
- Dar à criança a oportunidade de reconhecerem e expressarem sentimentos;
- Saber identificar e evitar situações de risco;
- Saber quais os cuidados de higiene a ter com o seu corpo.
Este serviço dá resposta ainda, a casos de “Psicoemergência”, ou seja, situações de tragédia, de risco e/ou perigo em que qualquer Munícipe ou entidade solicite auxílio nesta área de intervenção, como se tem vindo a verificar ao longo destes anos.
Apesar da sua especificidade, este serviço pretende ter um carácter multidisciplinar e multissectorial abrangendo assim várias áreas intervenção desta Autarquia.