Passar para o Conteúdo Principal Top
Hoje
Máx C
Mín C

Fórum da Juventude com Formação TIC Sénior

2011020217165415562 1 1024 2500
02 Fevereiro 2011

A Câmara Municipal de Águeda em parceria com a Universidade Sénior de Águeda e o Instituto Sénior disponibiliza Formação TIC Sénior no Espaço Internet no Fórum da Juventude, em Águeda.

A Câmara Municipal de Águeda em parceria com a Universidade Sénior de Águeda e o Instituto Sénior disponibiliza Formação TIC Sénior no Espaço Internet no Fórum da Juventude, em Águeda.

 

Promovida pela Universidade Sénior de Águeda e pelo Instituto Sénior, esta iniciativa pretende proporcionar à população sénior de Águeda a oportunidade de adquirir e desenvolver competências básicas nas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), podendo, deste modo, melhorar a sua qualidade de vida, na perspectiva da sociedade actual que se move, cada vez mais, numa esfera tecnológica de acesso à informação e serviços.

 

O início das aulas no passado dia 25 de Janeiro contou com a presença do Presidente da Câmara Gil Nadais, que não deixou de “felicitar todos pelo esforço, porque nunca é tarde para aprender”, reafirmando o interesse da Autarquia de Águeda em criar as condições para inverter a infoexclusão e democratizar o acesso dos cidadãos de todas as idades às ferramentas informáticas que fazem cada vez mais parte do nosso dia-a-dia.

 

Antes do início da aula, questionado sobre as razões que o tinham levado até aquela sala para aprender informática, um dos formandos lamentou-se que não podia ajudar os netos que estavam na “escola primária” (1.º ciclo do Ensino Básico), e que também queria “enviar cartas pela net” para o filho que está emigrado na Alemanha. Tinha ainda uma curiosidade: as fotografias que tirava com o telemóvel e que não sabia como enviar “pela net”. Com a formação que vai receber este sénior irá certamente aprender a fazer tudo isto e muito mais.

 

As aulas decorrem todas as terças (das 18:00 às 19:30) e quintas-feiras (das 17:30 às 19:00), e são ministradas pelos formadores voluntários Ana Simões, Catarina Neves, Luís Soares, e Tiago Picão que foram encaminhados pelo Banco Local de Voluntariado de Águeda, e que se encontram sob a orientação de dois técnicos da Universidade de Aveiro, entidade responsável pela formação dos formadores.

 

Já não se trata de recorrer às TIC por estas possibilitarem momentos de distracção agradáveis. Os motivos e justificações ganham contornos vincados que apontam na direcção da necessidade:

- Estar informado e actualizado face a um conjunto de situações, que vão do nível noticioso até ao cultural, passando pela área da saúde, quer na dimensão nacional ou distrital, quer na dimensão concelhia;

- Comunicar com pessoas de qualquer parte, de forma escrita e/ou oral, com recurso, ou não, ao formato visual, podendo a comunicação ser síncrona ou assíncrona, de acordo, por exemplo, com a disponibilidade horária de cada interveniente;

- Desenvolver trabalhos (documentos, artigos, pesquisas, investigações), quer de carácter lúdico ou de entretenimento, quer de carácter profissional, através da utilização de ferramentas tecnológicas que possibilitam uma maior rapidez na elaboração dos mesmos, assim como um maior rigor na sua apresentação.

- Com efeito, importa dotar todo e qualquer cidadão de competências que possibilitem a utilização de ferramentas fomentadoras da literacia digital por oposição à infoexclusão, que, no contexto da Sociedade da Informação e do Conhecimento em que se vive, apresenta tendências de propagação que não devem ser descuradas.

 

A Formação TIC Sénior pretende, pois, ser uma forma de combate à infoexclusão dos cidadãos que nela vierem a participar, constituindo-se também como resposta às suas necessidades e interesses, considerando os seus ritmos de aprendizagem, assim como o contexto que integram, apostando em estratégias que anotem sentido para os formandos, numa linha de coerência constante.

 

Com o apoio a esta iniciativa a Câmara Municipal de Águeda deixa bem vincada a sua preocupação em prosseguir com a democratização das ferramentas da moderna Sociedade da Informação e do Conhecimento independente da faixa etária dos interessados.

 

 

 



Para mais informações contactar:

o Instituto Sénior através do endereço institutoculturalsenior@gmail.com, ou a Universidade Sénior de Águeda pelo correio-electrónico universidadesenior.agueda@gmail.com.