Passar para o Conteúdo Principal Top
Hoje
Máx C
Mín C

Turismo de Portugal e IPDT premeiam projeto vencedor apresentado por Águeda, Albergaria-a-Velha, Nelas, Sever do Vouga e Vagos

Foto grupo 1 1024 2500
22 Fevereiro 2019

A Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, anunciou como vencedor o projeto Portuguese Mills | Rota dos Moinhos de Portugal, apresentado pelo grupo intermunicipal.

No âmbito do programa ALA + T - Programa Nacional de Qualificação para a Administração Local Autárquica para o Turismo – foram apresentados no dia 20 de fevereiro, no cine-teatro Avenida em Castelo Branco, os projetos desenvolvidos pelos 160 participantes, divididos por 19 grupos, representando 90 autarquias nacionais e entidades públicas do setor do turismo.

O evento contou com a presença da Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, do Presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, o Presidente do IPDT, António Jorge Costa e representantes executivos (e técnicos) de todos os municípios participantes. O júri composto por Nuno Fazenda, Sérgio Guerreiro, Teresa Ferreira, Lídia Monteiro, Carla Simões, Ana Blanco, Fernanda Praça, Elisabete Félix e Nuno Alves, em representação do Turismo de Portugal e por Mónica Montenegro e João Gomes, em representação do IPDT, elegeram os 3 melhores projetos. Destes, destaca-se o projeto apresentado por esta equipa intermunicipal.

Estiveram presentes na sessão de encerramento e defesa dos trabalhos: o Vice-presidente da Câmara Municipal de Águeda (Edson Santos), o Vice-presidente da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha (Delfim Bismark), o Executivo Municipal de Nelas (Presidente José Borges da Silva, Vice-presidente Fernando Silvério, e o Vereador do Turismo, Aires dos Santos), o Presidente e o Vice -presidente da Câmara Municipal de Sever do Vouga (António Coutinho e José Almeida e Costa, respetivamente).


Numa declaração conjunta afirmam que é “com orgulho que veem reconhecido o trabalho desenvolvido pelos técnicos dos seus municípios, que diariamente trabalham para promover o território! Este projeto inovador e pleno de potencial vai ao encontro das aspirações dos nossos Municípios, que têm apostado na preservação, valorização e divulgação do património molinológico!”. Referem ainda que “foi com satisfação que vimos o interesse de outros municípios em integrar, desde o primeiro momento, este projeto, o que traduz a importância do mesmo!”.

O Turismo de Portugal irá apoiar a execução do Portuguese Mills – Rota dos Moinhos de Portugal.

Portuguese Mills – Rota dos Moinhos de Portugal
A Rota dos Moinhos de Portugal irá proporcionar, in loco, a fruição sensorial de uma etnocultura própria, recriando as vivências das gentes das terras, em torno do ciclo do pão. Ao abrigo deste projeto serão desenvolvidos roteiros de atividades e ferramentas de incentivo à visita (Passaporte Miles 2 Mills), integrando as comunidades e os seus saberes e potenciando a requalificação contínua dos espaços molinológicos em Portugal.

A equipa intermunicipal é composta por: Célia Laranjeira e Paula Loureiro, Câmara Municipal de Águeda; Sandra Figueiredo, Câmara Municipal de Albergaria-a-velha; Diana Antunes, Isabel Loureiro e Sérgio Espírito Santo, Câmara Municipal de Nelas; Adélia Correia e Graciela Bastos, Câmara Municipal de Sever do Vouga; Ana Ribeiro, Câmara Municipal de Vagos.

 

foto grupo_2