Passar para o Conteúdo Principal Top
Hoje
Máx C
Mín C

Projeto “Biblioteca Vai à Escola” regressa em fevereiro

Foto bescola 1 1024 2500
21 Janeiro 2019

Como vem sendo habitual, a Biblioteca Municipal Manuel Alegre, a cada novo ano letivo, promove o projeto “A Biblioteca vai à Escola”, naquele que é um dos seus projetos de promoção do livro e da leitura mais emblemáticos e marcantes para todas as crianças do nosso concelho.

O projeto “A Biblioteca na Escola” visa estimular a curiosidade e o prazer de ler nas crianças, bem como proporcionar uma maior proximidade com os livros, de forma a contribuir para a consolidação dos hábitos de leitura, dando oportunidade às crianças de terem acesso livre e gratuito aos livros.
Este projecto, que é itinerante, consiste na entrega de um “Baú de Livros”, que fica na escola/JI durante três meses à disposição dos alunos. Os livros podem ser lidos na sala de aula ou em casa. Após esses três meses, o baú será entregue a outra escola ou jardim-de-infância.
No dia da entrega do “Baú dos Livros” é apresentado um conto a todas as turmas da escola. Os alunos têm a oportunidade de participar numa sessão de contos, onde o ambiente da fantasia e da imaginação ressaltam dos livros, proporcionando, assim, surpresa e magia.
Neste ano letivo de 2018/2019, e em articulação com os Agrupamentos de Escolas e a Rede de Bibliotecas de Águeda (RBA), a Biblioteca Municipal distribuiu cerca de 2400 livros por todos os Jardins de Infância da rede pública e pelas escolas do 1º ciclo do concelho e dinamizou cerca de 50 sessões de narração de histórias dirigidas a este público-alvo.
Em fevereiro de 2019 a BMMA irá regressar às IPSS’s do nosso concelho que têm valências para a infância. Neste itinerário, todas as crianças terão a oportunidade de assistir a um momento de leitura e verdadeiros momentos de encanto em que o livro é o grande protagonista.