Passar para o Conteúdo Principal Top
Hoje
Máx C
Mín C

Projeto Tardes Seniores alcançou mais de 700 participantes em 2018

Img 20181212 144802 1 1024 2500
20 Dezembro 2018

O projeto das Tardes Seniores é organizado numa parceria entre a Câmara Municipal de Águeda (CMA) e as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho de Águeda.


O projeto Tardes Seniores é uma iniciativa da Câmara Municipal de Águeda organizada em parceria com as IPSS aderentes, que decorre há mais de uma década, com o objetivo de proporcionar momentos de convívio e novas experiências à população do concelho com mais de 65 anos. No ano 2018 foram realizadas quatro atividades no âmbito do projeto, que decorreram a 26 de abril, 27 de junho, 1 de outubro e 12 de dezembro.
A 26 de abril realizou-se uma visita à exposição “Less is More”, no âmbito do Projeto Educativo do Centro de Artes de Águeda. Os participantes tiveram a oportunidade de participar numa visita guiada à exposição dedicada às motorizadas, partilhar histórias e memórias de cada um. Em junho, dia 27 realizou-se uma visita à Quinta Equestre, em Cacia, onde houve a oportunidade de plantar uma horta e ainda de contactar com os cavalos; mais tarde realizaram-se ainda atividades com jogos e fotografias. Em outubro, no Centro Social e Paroquial de Recardães, o projeto proporcionou aos participantes um programa musical dedicado às tradições e à memória coletiva.


A última iniciativa de 2018 decorreu no dia 12 de dezembro no Centro de Artes de Águeda com a visualização do filme “Volta à Terra”, um documentário de João Pedro Plácido que conta a história de uma comunidade em extinção, os camponeses que praticam agricultura de subsistência e pastorícia numa aldeia das montanhas do norte de Portugal, esvaziada pela emigração. O filme já recebeu diversas distinções internacionais.


No balanço do projeto no ano de 2018, Elsa Corga, Vereadora da Autarquia, com o pelouro da ação social, referiu: “Perante o sucesso destas iniciativas, que visam oferecer à população sénior do concelho de Águeda espaços e tempos próprios para o convívio, o acesso à cultura e às artes, bem como a valorização da memória individual e coletiva, é objetivo da Câmara Municipal de Águeda continuar a desenvolver e a inovar este projeto, contribuindo para que estas pessoas mantenham ativas as suas capacidades físicas e de bem-estar psicológico, contribuindo assim para uma melhor qualidade de vida.”