Passar para o Conteúdo Principal Top
Hoje
Máx C
Mín C

Autarquia promoveu nova edição do projeto IdadeMaior

Img 1422 1 1024 2500
12 Dezembro 2018

A Câmara Municipal de Águeda promoveu pelo segundo ano consecutivo, através da Biblioteca Municipal Manuel Alegre, o projeto IdadeMaior, dirigido à população sénior do concelho.

IdadeMaior nasceu da vontade de promover e conceber atividades dirigidas a este público no âmbito do envelhecimento ativo, da autoformação ao longo da vida e do papel social da biblioteca pública enquanto equipamento cultural - que é também deles por direito - e enquanto local de encontro e de partilha de conhecimento, criando-se uma ligação afetiva e valorização mútuas.


Neste sentido – e no seguimento da atividade “Tertúlia com chá de tília” - surgiu “serenIdade Maior” – Yoga para Séniores. O Yoga promove não só a saúde e a felicidade, mas também a capacidade de resistência, a concentração e a motivação, combate o stress e melhora o desempenho cognitivo. Os benefícios do Yoga para o praticante sénior assentam no fortalecimento geral da musculatura, aumento da mobilidade da coluna vertebral e das articulações, aumento da flexibilidade de todo o corpo e no estímulo intelectual e cerebral, aumento da tranquilidade, equilíbrio e harmonia e melhoria do estado de humor e auto-estima.


A atividade “serenIdade Maior” – Yoga para Séniores tem uma periodicidade mensal e alia a leitura em voz alta e a narração de histórias com a prática de yoga, tendo em conta a condição física dos participantes e adequando os exercícios às suas realidades, respeitando as suas eventuais limitações e procurando forma de os beneficiar.

Acerca da iniciativa, a vereadora da cultura, Elsa Corga, referiu que “A Autarquia tem procurado com a sua ação promover o envelhecimento ativo, saúde e bem-estar, através de atividades e projetos que se inserem em várias áreas, entre elas a cultura, o desporto e o voluntariado. Esta é uma atividade que através da conjugação dos benefícios do Yoga com a leitura, proporciona bem-estar físico e emocional e tem uma grande componente de criatividade e inovação, contribuindo para a diversificação dos modos de atuação e dos públicos-alvo”.