Passar para o Conteúdo Principal Top
Hoje
Máx C
Mín C

A visitar

Museus: 

Estação Arqueológica do Cabeço do Vouga



Imóvel de interesse público, situada a sul do rio Vouga a norte e a norte rio Marnel, continua a ser o caso que melhor exemplifica um povoamento da Idade do Ferro, posteriormente romanizado e posto a descoberto através das escavações arqueológicas efectuadas desde os anos 40 do séc. XX.

 

Igreja Matriz da Trofa – Panteão dos Lemos


É Monumento Nacional por possuir um conjunto escultórico-funerário, de grande valia artística - o Panteão dos Lemos.

 

Ponte Velha do Marnel


Constitui uma obra de arte de grande antiguidade, provavelmente do séc. XIII, em alvenaria de arenito, disposta sobre cinco arcos, sendo que sobre o primeiro e o segundo arco foi erguido um nicho em honra de Nossa Senhora do Rosário, trasladado posteriormente para um nicho – oratório na entrada norte da ponte.

Pateira de Fermentelos

Considerada a maior lagoa natural da Península Ibérica, é área sensível e importante zona húmida da REDE NATURA 2000. Aí ocorrem habitats, ecossistemas e espécies com estatutos de protecção nacional e internacional.

Parque da Alta Vila



O Parque, imóvel de interesse municipal, constitui um bom exemplo de arquitectura revivalista, cuja motivação romântica é comprovada, por exemplo, pelas guaritas e ameias esculpidas nos muros que o encerram, revelando influências medievais, ou até na estrutura interna do parque, pontuada por pequenas pontes, lagos e plantações de árvores exóticas.

Parques Fluviais

  • Parque Fluvial do Alfusqueiro
  • Parque Fluvial da Redonda
  • Parque Fluvial do Souto do Rio
  • Parque Fluvial de Bolfiar

 

Percursos Pedestres


Águeda tem 11 percursos pedestres, que percorrem o Concelho, por caminhos tradicionais e urbanos, levam-nos a conhecer as aldeias serranas, a zona mais litoral do concelho com a Pateira de Fermentelos, a zona histórica da cidade entre outros locais de grande interesse.