Passar para o Conteúdo Principal Top
Hoje
Máx C
Mín C

Outros Monumentos

Outros Monumentos

Monumentos que não se enquadram no quadro tradicional dos designados "valores arquitetónicos" mas, que nem por isso desmerecem um tratamento particular.
Estão neste caso as alminhas, os celeiros e os fontanários, os templetes, mas também pontes e poldras, entre muitos outros exemplos.
Em suma, um sem número de testemunhos que nos falam do Homem de "todos os tempos" e que, como tal, merecem uma atenção particular, no quadro de uma política alargada de estudo, proteção e valorização dos valores patrimoniais concelhios.

Alminhas

As Alminhas são estelas de culto dos mortos, e hoje em dia são consideradas património artístico-religioso. Normalmente são pequenos altares onde se para um momento para deixar uma oração, velas e lamparina acesas, e/ou oferendas de flores.

Geralmente, as alminhas são erguidas em entroncamentos de caminhos, sendo comuns em caminhos rurais, em matas ou perto de cursos de água, embora também se possa encontrar alminhas junto às estradas nacionais. As alminhas também podem se podem encontrar embutidas em muros ou na frontaria de casas e podendo ser construídas nos mais diversos materiais.

"Não se diga portuguesa
Por muito que o queira ser
Terra que as suas Alminhas
Não restaurar ou erguer"
A. desc., C. M. de Sernancelhe, 1995